Dissertação
Economia circular no packaging de bens de consumo EVALUATED
Num mercado altamente competitivo, a sustentabilidade empresarial exige que um caminho estratégico seja medido. Este caminho estratégico inclui a migração para modelos de negócios sustentáveis e circulares. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso que visa construir uma ferramenta de medição que auxilie os tomadores de decisão na transição para a sustentabilidade empresarial aplicada a um mercado de embalagens plásticas flexíveis. A ferramenta deve resultar em uma métrica de economia circular, onde vários indicadores são considerados e medem diversos aspectos ao longo de todo o ciclo de vida do produto. O índice deve ser capaz de fornecer informações de valor agregado sobre o progresso de produtos de base bio e reciclados, em qualquer estágio do processo e, simultaneamente, fornecer informação detalhada sobre quais os fatores que estão a retardar ou a promover a transição. O estudo foi realizado numa empresa que atua no mercado de embalagens plásticas flexíveis, O objetivo da sustentabilidade do negócio foi definido na estratégia da Empresa A, de promover o desenvolvimento de novos produtos em dois segmentos distintos: Produtos de base biológica, que possuem biomateriais na sua composição e são biodegradáveis em condições naturais ou industriais. Produtos aptos para se manterem no ciclo tecnológico, devendo aumentar a composição do conteúdo reciclado, para manter os clientes no circuito em ambiente de economia circular. Para tanto, novos modelos de negócios devem ser criados, novos designs de produtos devem ser considerados e um mecanismo de controlo deve ser definido, exigindo métricas quantitativas de avaliação, bem definidas.
novembro 19, 2021, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Henrique Aníbal Santos de Matos
Departamento de Engenharia Química (DEQ)
Professor Associado