Dissertação

Economical evaluation of aircraft replacement The A320 case study EVALUATED

Só recentemente o setor da aviação tem tido relevância na questão das alterações climáticas, em parte devido à pequena contribuição para as emissões atmosféricas com efeito de estufa. As principais preocupações das companhias aéreas quanto à substituição de aeronaves normalmente estão relacionadas com o desempenho da aeronave, a utilização e/ou custos operacionais e de manutenção. Tendo em conta a economia de custos, este documento tem a intenção de avaliar o impacto dos custos de emissão de CO2 na decisão de substituição da aeronave e determinar o tempo ideal e nível para substituir uma aeronave por outra mais recente. Excluindo custos de propriedade, o combustível é o maior custo operacional direto. Com o envelhecimento da aeronave, a eficiência do uso de combustível diminui e os custos de manutenção aumentam. A metodologia das Opções Reais aplica as incertezas dos preços de querosene e CO2. A volatilidade associada a cada incerteza permitiu desenvolver as árvores de preços futuros, considerando um período de 15 anos. Para cada avião A320ceo e A320neo foram desenvolvidas árvores de custos quadrinomiais NPV. Através da sua comparação conclui-se que é aconselhável substituir o A320ceo pelo modelo A320neo, no primeiro ano da análise, 2015. Conclui-se que o CO2 tem um baixo impacto sobre os custos, e não interfere na decisão de substituição. O consumo de querosene influencia a decisão de substituição devido aos elevados ganhos de eficiência da nova tecnologia (A320neo). Os resultados demonstraram que uma perturbação na volatilidade dos preços de querosene não interfere no momento de substituição.
Substituição de aviões, Emissões de CO2, Consumo de querosene, Emission Trading System, Fluxo de caixa descontado, Opções Reais.

novembro 24, 2016, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Rui De Matos Figueira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado