Dissertação

Nova abordagem para a otimização da gestão de resíduos de construção e demolição (com componente temporal) Aplicação à Área Metropolitana de Lisboa EVALUATED

Os impactos causados pelos resíduos de construção e demolição (RCD) podem ser elevados caso não se efetue uma gestão eficaz dos mesmos. Em consequência, as preocupações relacionadas com esta gestão têm aumentado nos últimos anos, estimulando a elaboração de estudos sobre o assunto. Esta dissertação tenciona dar continuidade aos trabalhos de Correia (2013) e Andrade (2015), que desenvolveram uma nova abordagem para o planeamento de uma rede de reciclagem de RCD, utilizando um modelo de programação linear inteira mista que visa a minimização de custos. Neste trabalho é adicionada uma componente temporal à formulação matemática, o que possibilita modelar os fluxos de materiais entre os diversos processos para cada um dos períodos do horizonte temporal considerado. O modelo é validado utilizando um conjunto de dados reduzido, sendo consideradas apenas 10 freguesias e, em seguida, é aplicado às 211 freguesias que compõe a Área Metropolitana de Lisboa (AML), com a geração de múltiplos cenários e uma análise de sensibilidade aos parâmetros mais relevantes. Embora tenha sido aplicado a nível regional, a formulação é genérica a ponto de poder ser utilizada a nível nacional. Os resultados obtidos indicam que, do ponto de vista econômico, é mais viável depositar os RCD em aterro do que reciclar. Além disso, é possível concluir que o custo de deposição em aterro dos resíduos possui elevada influência na quantidade de RCD reciclados.
Resíduos de construção e demolição, programação linear inteira mista, modelo de otimização, Área Metropolitana de Lisboa.

setembro 22, 2021, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Cristina Marta Castilho Pereira Santos Gomes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar