Disciplina Curricular

Complementos de Investigação Operacional CIO

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2021

Contextos

Grupo: MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Fundamentos de Investigação Operacional.

Objectivos

Os objectivos ou resultados de aprendizagem consistem: (1) na compreensão do contexto, identificação e construção do problema de optimização; (2) no desenvolvimento do modelos de CIO mais adequado para a resolução do problema; (3) na aplicação do software adequado para a resolução do modelo; e, (4) na redacção de um relatório que reporte a descrição do problema, do modelo, da técnicas de CIO escolhida, e que proponha conclusões robustas para apoio no processo de tomada de decisão.

Programa

1. Introdução geral 2. Modelação em CIO 3. Extensões da programação linear 4. Programação inteira mista 4.1. Modelação de situações com não-linearidades 4.2. O métodos “Branch-and-Bound” 4.3. O método dos planos de corte de Gomory 4.4. O método de “Branch-and-Cut” 4.5. Programação dinâmica para problemas específicos. 5. Optimização combinatória 5.1. Modelação dos problemas clássicos. 5.2. Métodos de resolução específicos 6. Optimização em redes 6.1. O problema de fluxo de custo mínimo 6.2. Casos particulares 6.2.1. Caminhos mais curtos 6.2.2. Fluxo máximo 6.2.3. Problema da circulação 6.2.4. Problema de transportes 6.2.5. Problema de afectação 6.3. Outros problemas de optimização em redes 7. Optimização multi-objectivo 7.1. Programação linear multi-objectivo 7.2. O problema do fluxo “mínimo” bi-objectivo 7.3. Análise combinatória multi-objectivo 7.4. Complementos 8. Meta-heurísticas 8.1. Conceitos 8.2. Construção de meta-heurísticas 8.3. Arrefecimento simulado 8.4. Tabu search 8.5. Computação evolucionária

Metodologia de avaliação

A avaliação será efectuada através de um exame final (50% da nota final) e de avaliação continua com um projeto obrigatório e apresentações orais (50% da nota final) a entregar no final do período. Neste projecto, podem desenvolver um modelo de CIO, de preferência em contexto real ou realista, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar as suas recomendações.

Componente de Competências Transversais

Percentagem na avaliação final: 10% - Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas); - Competências Interpessoais (p.e. apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, etc.).

Componente Laboratorial

2 sessões semanais de 1.5h cada em TP (Ensino teórico-prático), num total de 42horas. Para além destas, os alunos terão 168h(6 ECTS)-42h=126h em outras (O) horas de trabalho, sem contacto com o docente. O trabalho autónomo destina-se à preparação dos alunos para o exame e à realização do projecto. Na componente laboratorial utilizaremos principalmente o Software Cplex com interface para conjuntos de dados em formato Excel.

Componente de Programação e Computação

Linguagem de programação do Cplex e outras que permitam fazer a interface entre o Cplex e os dados em Excel ou outros formatos.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre