Disciplina Curricular
Políticas de Preços PP
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2006
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer as diferentes estratégias de fixação do preço ao dispor de uma empresa com (algum) poder de mercado.
Programa
Preço único versus preço diferenciado. A empresa com poder de mercado e a possibilidade de escolher o(s) preço(s). Discriminação de preços por elasticidade da procura ou por grupos. Discriminação perfeita. Dificuldades na discriminação de preços. Preços não lineares: tarifas em duas partes, descontos de quantidade, preços de pacotes. Preços de bens substitutos e complementares. Preços ao longo do ciclo de vida do produto (preços de penetração, preços de desnatagem). Saldos. Preços com flutuações cíclicas da procura. Preços de bens duradouros. Preços com integração vertical. Preços regulados. Preços multidimensionais (segundo a qualidade ou outro(s) atributo(s)). Conjecturas: os preços como complementos estratégicos. A fixação do preço em leilões. O preço e os custos. Aplicações.
Metodologia de avaliação
Trabalho sobre as políticas de fixação de preços num determinado sector (40%) + exame final (60%)