Dissertação

Avaliação energética de estratégias de gestão de operação em veículos híbridos elétricos plug-in EVALUATED

O objetivo do trabalho foi avaliar quais as estratégias de controlo e gestão do motor elétrico (EM) e do motor de combustão interna (ICE) no funcionamento de um veículo híbrido plug-in (PHEV). Dois PHEV (“A” e “B”) foram monitorizados durante duas viagens recolhendo-se os dados dinâmicos, consumos energéticos e emissões. Os modelos desenvolvidos foram criados para prever o funcionamento do ICE e EM. Foi criada uma matriz de zonas de funcionamento com o âmbito de agrupar os dados de cada segundo da viagem consoante os motores utilizados a cada instante. As análises realizadas permitiram analisar consumos e emissões em depleção de carga (CD) e sustentação de carga (CS). O veículo A é mais dependente do ICE, utilizando-o em 27% do trajeto em CD e 84% em CS, face aos apenas 4% em CD e 67% em CS utilizados pelo veículo B. Consequentemente, os consumos foram maiores para o veículo A (2.7 l/100km em CD e 7.2 em CS) quando comparado com B (0.2 l/100km em CD e 7.2 l/100km). As emissões de dióxido de carbono seguiram o mesmo padrão, sendo as emissões em CS superiores à meta europeia para 2021 de 95 g/km (A: 171 g/km, B: 103 g/km). As emissões de hidrocarbonetos e óxidos de azoto foram superiores em CD pois ocorreram mais arranques a frio do ICE. O veículo A revelou-se a opção menos económica contabilizando combustível e eletricidade, variando entre 0.078 a 0.110 €/km, face aos 0.037 a 0.068€ de B, para as distâncias e carregamentos estudados.
Veículo híbrido elétrico plug-in, depleção de carga, sustentação de carga, emissões, consumos, custos

julho 23, 2020, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

IN+, Centro de Estudos em Inovação Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

IST/IN+

Investigador Principal