Dissertação
Germany 2030: Estimation of the Impact of Electrification of Individual Road Transportation Sector in the Economy - An Exergy Economic Analysis EVALUATED
O progresso tecnológico está a alavancar o crescimento económico. Este progresso tecnológico é uma fonte de transformação energética. A ligação entre a energia final total alemã (medida em unidades de exergia) e o PIB alemão – ou seja, a eficiência exergética geral da economia alemã, foi analisada com o objetivo de explicar a evolução da própria economia alemã. Para esta análise, o objetivo deste trabalho foi o de ligar a eficiência exergética ao progresso tecnológico para modelar a mudança tecnológica no setor de transporte rodoviário individual. Esta análise foi aplicada ao presente e foi estimada a evolução futura até 2030, usando o modelo macroeconómico neoclássico como base de cálculo e onde a produtividade total de factores é entendida como a medida de eficiência exergética. Este trabalho permitiu concluir que a eficiência exergética pode ser usada para explicar a produtividade total dos fatores da Alemanha a partir de 1990. Esta ligação obtida por dados históricos foi então utilizada para derivar cenários para a Alemanha para 2030. Pode-se verificar que a eletrificação do setor de transporte rodoviário individual contribui para o aumento da eficiência energética agregada (de energia final para útil). Este aumento traduz-se num aumento da produtividade total dos factores, o que significa um aumento do PIB quando se assume uma contribuição constante do capital e do trabalho. Assim, a eletrificação do setor de transporte rodoviário individual pode ter uma contribuição significativa para as taxas de crescimento económico futuro da Alemanha.
outubro 31, 2018, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Associado