Dissertação

Economic and Environmental Comparison of Charging and Fuelling Infrastructure for Electric and Hydrogen Heavy-Duty Vehicles EVALUATED

Os sistemas de carregamento constituem um pré-requisito para uma mobilidade não dependente dos combustíveis fósseis. O custo e o impacto ambiental de veículos elétricos a bateria e pilhas de combustível e respetivas infraestruturas tem sido objeto de vários estudos. No entanto, a maioria dos estudos refere-se a veículos de passageiros e à avaliação das emissões de gases de efeito estufa e ao uso de energia em tração. O objetivo desta tese de mestrado é investigar os custos e as emissões de gases de efeito estufa da mobilidade pesada para todo o ciclo de vida, com foco na Alemanha. Com este objetivo, modelos tecno-económicos foram desenvolvidos e analisados. Para cada uma das duas tecnologias, vários cenários foram considerados. Além da produção centralizada de hidrogénio na Alemanha, a possível produção a partir de recursos solares no Norte da África e Oriente Médio com subsequente transporte para a Europa, bem como a produção descentralizada em estações de reabastecimento na Alemanha foram avaliadas. Para veículos a baterias, foram considerados diferentes cenários para o tamanho do armazenamento estacionário nas estações de. Os resultados resultam de uma análise para todo o ciclo energético (análises “well-to-tank” e “well-to-wheels”. Para ambas as tecnologias, este estudo revelou que existe um potencial significativo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na mobilidade pesada. Observou-se também que os veículos elétricos movidos a pilhas de combustível contribuem naturalmente para a diminuição das emissões mas o impacto ambiental dos veículos elétricos a baterias está fortemente dependente do mix energético.
Hidrogênio, Bateria, Célula de combustível, Cadeia de mantimentos, Veículo elétrico, Trabalho pesado

outubro 25, 2018, 11:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Benjamin Reuter

thinkstep AG

Especialista

ORIENTADOR

Duarte de Mesquita e Sousa

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar