Dissertação

Desempenho Energético, Ambiental e Económico para Deslocações Urbanas Multimodais em Diferentes Gamas de Distância EVALUATED

Num contexto de mudança associado à mobilidade urbana, como o surgimento de novos serviços e tecnologias, torna-se imperativo repensar os modos usados. O objetivo deste trabalho consistiu na obtenção de fatores de emissão e consumo de energia multimodais em função da distância de cada viagem, num contexto urbano. Além disso, foi efetuada uma análise ao custo total de diferentes modos para o utilizador, segundo a repartição modal, para diferentes gamas de distância, no cenário atual e considerando um cenário alternativo de promoção de soluções de micromobilidade. A metodologia usada inclui a utilização do COPERT e o tratamento de dados do IMob para obtenção de funções de consumo de energia e emissão de poluentes para diferentes gamas de distância, para diferentes modos de transportes. A média do consumo energético e da emissão de CO2 para a frota ao longo das gamas de distância foi 1.42 MJ/(pass.km) e 56 g/(pass.km), respetivamente. O estudo dos padrões de mobilidade na AML revela que as deslocações com origem e/ou destino em Lisboa são as mais eficientes, justificado pela repartição modal mais favorável por comparação com as viagens noutros municípios. É usado o método do TCO para estimar o custo total de posse de automóveis privados. Também foi estimado o custo total de utilização dos outros modos de transportes da AML. Revelando-se uma redução (€/km) relativamente ao veículo a gasolina de 28% (BEV) e -1% (PHEV). A promoção de micromobilidade na repartição modal, levou a poupanças de 85€/mês e 1365 tons CO2/dia.
Eficiência energética, Descarbonização, Fatores de emissão multimodais, TCO, Mobilidade urbana, AML

outubro 13, 2021, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

DEM - Departamento de Engenharia Mecânica

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado