Disciplina Curricular

Armazenamento de Energia AEne

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE

Contextos

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energias Renováveis > Formação Especializada em Energias Renováveis > Opção

Período:

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Armazenamento de Energia > Formação Especializada em Armazenamento de Energia > Opção

Período:

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Eficiência Energética > Formação Especializada em Eficiência Energética > Opção

Período:

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Conversão de Energia > Formação Especializada em Conversão de Energia > Opção

Período:

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Combustíveis > Formação Especializada em Combustíveis > Opção

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Descrição dos pré-requisitos sugeridos para frequentar a unidade curricular. (max. 1000)

Objectivos

Fornecer os fundamentos necessários para compreender os princípios de funcionamento das mais importantes tecnologias de armazenamento de energia, nomeadamente de armazenamento por via térmica, química (incluindo combustíveis), mecânica, hídrica, biomassa, e eletroquímica. Evidenciar os avanços mais recentes nas várias tecnologias consideradas, e enquadrá-las na produção e gestão eficiente de energias a partir de fontes convencionais e de fontes renováveis. Fornecer ferramentas para o dimensionamento, planeamento e implementação de soluções de armazenamento de energia.

Programa

A situação energética atual; Armazenamento por via térmica; materiais para mudança de fase, Armazenamento termo-químico, biomassa e combustívies sintéticos. Armazenamento hídrico e integração com energia renovável. Armazenamento eletroquímico: bateriais, supercondensadores e células de combustível. Baterias em segunda vida e reciclagem. Os tópicos são complementados com seminários convidados por parte da indústria (3-4 temas) (Climaespaço, EDP, JME Inc) e da academia (1-2 temas).

Metodologia de avaliação

A UC inclui aulas teóricas em sala e um projeto que os estudantes desenvolvem ao longo do semestre em conjunto com os docentes. A avaliação inclui 2 testes (50%) e ainda seminários e discussões nos temas dos projetos (50%).

Componente de Competências Transversais

Os estudantes devem desenvolver um pensamento crítico e adotar uma atitude inovadora na abordagem aos seus projetos. Cada projeto é desenvolvido num grupo interdisciplinar de 3-4 alunos e obriga a capacidade de decisão, organização e planeamento de tarefas. Os estudantes, em ambiente interdisciplinar desenvolvem a sua criatividade para abordarem os casos de estudo do seu projeto. Os estudantes são motivados a encontrar informação relevante e a procederem à sua análise crítica. O projeto permite ainda desenvolver valências relacionadas com trabalho de equipa, capacidade de expressão e de apresentação e capacidade de argumentação. Contribui com cerca de 10% para a avaliação.

Componente Laboratorial

Preencher com a componente Laboratorial. (max. 1000)

Componente de Programação e Computação

Explicitar as valências de computação e programação em UCs de 1º ciclo, de acordo com o definido pela Comissão de Computação e Programação, indicando qual a percentagem das suas componentes de avaliação que contempla a análise das valências de computação e programação. Explicitar outras valências de computação e programação Esta medida traduz-se ao longo de todo o 1º ciclo em pelo menos 6 ECTS (a somar a 6 ECTS da UC de Conceitos Básicos de Programação).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre