Disciplina Curricular
Engenharia da Qualidade do Ar EQual
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE 2021
Contextos
Grupo: MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Combustíveis > Opções da Área de Especialização
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Químicas, CEA, PRSET
Objectivos
O objectivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos e competências relativas às estratégias de prevenção e controlo das emissões atmosféricas com vista à minimização dos seus impactos na qualidade do ar. Os alunos deverão adquirir a capacidade para: i) compreender a química da atmosfera; ii) identificar as fontes, propriedades e impactos dos principais poluentes atmosféricos; iii) quantificar as emissões atmosféricas de diferentes sectores; iv) seleccionar e dimensionar os principais equipamentos para controlo das emissões atmosféricas de poluentes gasosos e particulados.
Programa
Classificação dos poluentes atmosféricos (globais, regionais, primários e secundários). Destruição da camada de ozono estratosférico e formação do ozono troposférico. Monitorização e amostragem de poluentes atmosféricos. Índice de qualidade do ar. Qualidade do ar interior. Quantificação das emissões atmosféricas de processos de combustão. Dispersão atmosférica.Origem, propriedades, impactes, prevenção e controlo das emissões dos principais poluentes atmosféricos. Controlo de poluentes particulados (sedimentadores gravíticos, ciclones, precipitadores electrostáticos, filtros e lavadores) e poluentes gasosos (absorção gasosa; adsorção em carvão activado, oxidação/redução com ou sem catalisadores, biofiltros e biolavadores).
Metodologia de avaliação
Exame final individual (50%). Avaliação contínua (50%): fichas/quizzes individuais (15%); exercísios /projectos em grupo de 2-3 elementos com uma apresentação oral (35%)
Componente de Competências Transversais
Competências interpessoais e intrapessoais: oral, organizacional e trabalho em equipa e autodisciplina (preparação antecipada de questões, prazo limitado para entrega e sessões de dúvidas limitadas, trabalhos em grupo), pensamento critico (selecção e análise de alternativas e de soluções), capacidade para localizar, aceder e seleccionar a informação (os dados para resolução de exemplos serão em parte obtidos pelos alunos de fontes de acesso geral). Estima-se que 10% da avaliação incidirá sobre competências transversais.
Componente Laboratorial
Sem componente laboratorial
Componente de Programação e Computação
As tarefas autónomas incluem exemplos de resolução com recurso a folhas de cálculo (p.ex., Excel).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.