Disciplina Curricular

Energia Solar Fotovoltaica ESF

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE

Contextos

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energias Renováveis > Formação Especializada em Energias Renováveis > Opção

Período:

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Armazenamento de Energia > Formação Complementar a Armazenamento de Energia > Opção

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos

Objectivos

Quando terminar a unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: - selecionar e utilizar os tipos de dados e os modelos de radiação solar mais apropriados para cada tipo de aplicação; - identificar os processos físicos envolvidos na captação e conversão da energia solar em energia eléctrica; - interpretar os resultados da certificação dos módulos fotovoltaicos; - avaliar do ponto de vista técnico a oferta comercial de produtos e sistemas fotovoltaicos; - projetar sistemas standard assim como desenvolver sistemas de raiz para satisfazer necessidades de energia concretas.

Programa

1. Radiação solar 1.1. Geometria e componentes da radiação solar 1.2. Instrumentos de medida, tipos de dados e modelos de previsão de radiação 1.3. Irradiância efetiva 2. Semicondutores 2.1. Estrutura cristalina e bandas de energia 2.2. Densidade de estados 2.3. Concentração de portadores em equilíbrio 2.4. Absorção de luz 2.5. Recombinação 2.6. Transporte de portadores 2.7. Electrostática do díodo de junção pn 3. Células fotovoltaicas 3.1. Taxa de geração 3.2. Característica I-V 3.3. Propriedades das células eficientes 3.4 Materiais semicondutores para aplicações fotovoltaicas 4. Energia captada e fornecida por módulos fotovoltaicos 4.1. Comportamento do gerador fotovoltaico em condições reais de funcionamento 4.2. Sistemas fotovoltaicos isolados e ligados à rede elétrica 4.3. Principais componentes dos sistemas 4.4. Princípios de projeto de sistemas 4.5. Fiabilidade e dimensionamento de sistemas isolados 4.6. Dimensionamento de sistemas interligados com a rede elétrica

Metodologia de avaliação

1 projeto - 30% 4 mini-testes, dos quais contam as três melhores notas - 20% 1 Exame - 50%

Componente de Competências Transversais

A UC, através da sua componente de projeto, permite o desenvolvimento das seguintes competências transversais: - Pensamento crítico: pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade e estratégia de resolução de problemas; - Competencias interpessoais: comunicação escrita e trabalho em equipa - Competências intrapessoais: produtividade e gestão do tempo - Cidadania global: Tolerância e abertura - Literacia da informação e dos media: utilização de ferramentas informáticas e multimédia na ótica do utilizador e estruturação e formatação de relatórios e apresentações A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 10%

Componente Laboratorial

NA

Componente de Programação e Computação

O Projetos constantes da avaliação da UC é realizados com o recurso a software de cálculo, não sendo explicitado o software a ser usado. O aluno pode usar o que entender (Excel, Matlab, Mathematica, Python, etc). A percentagem de avaliação que incide sobre tarefas que implicam a utilização de meios de computação é 30%.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre