Disciplina Curricular

Hidrologia e Recursos Hídricos HRH

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Conceitos básicos acerca do ciclo hidrológico e dos processos naturais superficiais relacionados com a ocorrência e disponibilidade hídrica. Conhecimentos de: (1) topografia; análise estatística e de séries temporais; (3) sistemas de informação geográfica; (4) ferramentas do Office; (5) linguagem de programação e aptidão para desenvolver programas computacionais (desejável)

Objectivos

Compreensão dos conceitos e modelos relacionados com climatologia, disponibilidade de recursos hídricos, incluindo o balanço hídrico global e as interações entre o ciclo da água e os recursos hídricos superficiais, também na perspetiva das mudanças climáticas - sinais e consequências. No final do curso, os alunos serão capazes de efetuar: a) a caracterização completa de bacias hidrográficas e de redes fluviais; b) a caracterização (em termos de volumes, padrões temporais e espaciais, modelos aplicáveis e abordagens estatísticas) dos principais processos hidrológicos, com ênfase na precipitação, evapotranspiração, infiltração e escoamento; c) a análise estatística de variáveis hidrológicas; d) a análise de fenómenos hidrológicos extremos (chuvas intensas, cheias e, eventualmente, secas); e) a caracterização das cheias (caudais de ponta de cheia e respetivos hietogramas e hidrogramas); f) o amortecimento de cheias em albufeiras

Programa

Ciclo hidrológico. Distribuição de água na Terra e em Portugal. Reservatórios e fluxos de água. Bacia hidrográfica, rede de drenagem, aquífero, aquitardo e aquiclude. Monitorização da precipitação e estimativa ponderada em área. Evaporação e evapotranspiração: monitorização e estimativa. Monitorização de níveis e de caudais. Curvas de vazão. Curvas de duração. Métodos empíricos de estimativa do escoamento superficial e dos caudais. Retenção e detenção superficiais. Água no solo, infiltração e recarga de aquíferos. Monitorização de níveis piezométricos. Equação do balanço hidrológico e modelação do processo chuva-escoamento. Análise estatística de variáveis hidrológicas. Chuvas intensas. Cheias – chuvas de projeto, hietogramas, hidrogramas e caudais de ponta. Métodos para estimar caudais de ponta de cheia e hidrogramas de cheia. Amortecimento de ondas de cheias em albufeiras. Conceitos gerais sobre mudança climática em séries hidrológicas: deteção, consequências, mitigação e adaptação

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Ao executar trabalhos obrigatórios da UC os alunos têm de trabalhar em equipa e demonstrar disciplina e perseverança para concluir um conjunto de tarefas. Precisam também de procurar e selecionar os dados necessários em vários fontes de informação pública. Considera-se que 5% da avaliação final se refira a competências transversais.

Componente Laboratorial

O curso possui uma forte componente prática, onde os alunos aplicam os conceitos teóricos a um estudo de caso e aprendem a superar os desafios de sua futura atividade profissional. Para isso, desenvolvem um estudo completo de avaliação das disponibilidades hídricas e de avaliação do risco de cheias, desde o seu início até à sua conclusão, usando dados reais (topográficos e hidrológicos), obtidos de fontes públicas. Este projeto está organizado como um conjunto de trabalhos sucessivos, mas interconectados, destinadas a caracterizar, modelar e avaliar os recursos hídricos disponíveis numa determinada bacia hidrográfica e a realizar uma avaliação de risco de cheia. Para concluir essas tarefas, os alunos trabalham em equipa e usam várias ferramentas informática, como bases de dados públicas, MS Excel e software de CAD ou de GIS.

Componente de Programação e Computação

Não obstante a UC contribuir para as competências de programação e computação, não atribui créditos às mesmas. Ao executar os trabalhos obrigatórios da UC que integram o projeto final, os alunos aprendem como compilar, organizar e manipular diferentes tipos de dados, como séries temporais e conjuntos de informação geográfica, como utilizar software de CAD ou de GIS para manipular aqueles conjuntos, e ainda como realizar análises estatísticas e desenvolver modelos hidrológicos. Embora o processamento de dados possa ser realizado com funções do Excel, os alunos são convidados a tentar implementar programas computacionais simples.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre