Disciplina Curricular

Energias Renováveis e Produção Descentralizada ERPD

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE

Contextos

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energias Renováveis > Formação Especializada em Energias Renováveis > - Opção 1

Período:

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Conversão de Energia > Formação Especializada em Conversão de Energia > Opção

Período:

Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Armazenamento de Energia > Formação Complementar a Armazenamento de Energia > Opção

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de sistemas de energia elétrica.

Objectivos

A UC ERPD pretende transmitir conhecimentos e discutir aspetos de engenharia consolidada ou em fase adiantada de consolidação nos domínios das energias renováveis (fotovoltaica, eólica e mini-hídrica), e, em geral, da produção descentralizada de energia. Objetiva-se estimular os alunos a raciocinar sobre os novos problemas decorrentes da integração das fontes de energia renováveis no sistema de energia eléctrica, e, também, de lhes dar uma formação complementar na área do projecto electrotécnico destas instalações, incluindo a sua vertente económica.

Programa

1 – Caracterização do sector eléctrico português; 2 – Critérios de avaliação económica; 3 – Energia fotovoltaica; 4 – Energia eólica; 5 – Equipamento eléctrico dos geradores eólicos; 6 – Energia mini-hídrica; 7 – Cogeração.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação continua/50% de avaliação não continua

Componente de Competências Transversais

As seguintes competências transversais são avaliadas nos mini-testes e no exame: Pensamento crítico e inovador - pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade, estratégias de resolução de problemas. Estima-se que as competências transversais poderão representar 6% da avaliação.

Componente Laboratorial

Não há componente laboratorial.

Componente de Programação e Computação

Não são requeridas competências de Programação e Computação, para além daquelas que os estudantes já adquiriram no 1º ciclo. Como forma de aprofundar e melhor compreender os tópicos do curso, os estudantes são incentivados a desenvolver programas de computador para resolução de problemas selecionados, complexificados pela não consideração de hipóteses simplificativas.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre