Disciplina Curricular
Energias Renováveis e Produção Descentralizada ERPD
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia - MEGE
Contextos
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energias Renováveis > Formação Especializada em Energias Renováveis > - Opção 1
Período:
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Conversão de Energia > Formação Especializada em Conversão de Energia > Opção
Período:
Grupo: MEGE > 2º Ciclo > Formação em Armazenamento de Energia > Formação Complementar a Armazenamento de Energia > Opção
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de sistemas de energia elétrica.
Objectivos
A UC ERPD pretende transmitir conhecimentos e discutir aspetos de engenharia consolidada ou em fase adiantada de consolidação nos domínios das energias renováveis (fotovoltaica, eólica e mini-hídrica), e, em geral, da produção descentralizada de energia. Objetiva-se estimular os alunos a raciocinar sobre os novos problemas decorrentes da integração das fontes de energia renováveis no sistema de energia eléctrica, e, também, de lhes dar uma formação complementar na área do projecto electrotécnico destas instalações, incluindo a sua vertente económica.
Programa
1 – Caracterização do sector eléctrico português; 2 – Critérios de avaliação económica; 3 – Energia fotovoltaica; 4 – Energia eólica; 5 – Equipamento eléctrico dos geradores eólicos; 6 – Energia mini-hídrica; 7 – Cogeração.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação continua/50% de avaliação não continua
Componente de Competências Transversais
As seguintes competências transversais são avaliadas nos mini-testes e no exame: Pensamento crítico e inovador - pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade, estratégias de resolução de problemas. Estima-se que as competências transversais poderão representar 6% da avaliação.
Componente Laboratorial
Não há componente laboratorial.
Componente de Programação e Computação
Não são requeridas competências de Programação e Computação, para além daquelas que os estudantes já adquiriram no 1º ciclo. Como forma de aprofundar e melhor compreender os tópicos do curso, os estudantes são incentivados a desenvolver programas de computador para resolução de problemas selecionados, complexificados pela não consideração de hipóteses simplificativas.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.