Dissertação

Controlo de Aviões Autónomos EVALUATED

O trabalho tem como objectivos principais a criação e analise de um modelo não linear de um avião, estudar técnicas de controlo utilizando controladores PID (Proporcional Integral Derivativo), simulação do controlador, criação e implementação em hardware de um sistema de controlo do avião. São introduzidos conceitos básicos da dinâmica de fluidos e são estudadas as forças e momentos aplicados num avião para se construir o modelo não linear do avião. Procede-se à validação do modelo bem como identificação dos parâmetros do veículo a controlar. São estudadas técnicas de controlo do avião utilizando PID, que permitem o controlo do avião apenas com comandos de alto nível. Posteriormente é realizada a simulação das técnicas estudadas. É apresentada a implementação de um sistema em hardware de controlo desenvolvido para o avião, que inclusivamente conta com todos os sensores necessários à criação e teste de novos algoritmos de controlo e navegação. Este trabalho é não só uma base sólida no estudo da dinâmica e controladores de um avião, mas também a vertente prática com a criação do sistema completo de hardware para teste de algoritmos de controlo, junta uma forte componente prática à teórica, com vista a criação de novas soluções para aeronaves no futuro.
Avião, controlador, modelo, PID, Aviónica

Julho 15, 2010, 9:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Jorge Ferreira Silvestre

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar