Dissertação

Avaliação do comportamento estrutural da laje de betão de uma doca. EVALUATED

A dissertação tem como principal objetivo realizar a avaliação do comportamento estrutural da laje de fundo, de uma doca de reparação naval, de modo a definir o peso máximo dos navios que a doca comporta. Considerando o âmbito da dissertação e as limitações relativas ao desenvolvimento do estudo a realizar, a análise foca-se num dos painéis representativos da estrutura da laje de fundo da doca. Para o tipo de estruturas em causa a interação solo-estrutura apresenta uma influência determinante no comportamento da estrutura. Deste modo, efetua-se em primeiro lugar a calibração dos parâmetros de fundação através de métodos iterativos, finalizando a análise quando os valores das deformadas medidas nos ensaios “in situ” se aproximam dos medidos no modelo estrutural. Calibrado o sistema, procede-se à análise em estudo e à avaliação da carga máxima que a laje suporta considerando o comportamento à flexão e ao esforço transverso. Na avaliação ao esforço transverso, efetua-se uma análise de sensibilidade aos parâmetros do solo e da estrutura, com o intuito de verificar a sua influência na resposta da laje e definir a rigidez de referência para a análise estrutural, utilizando-a como base para a obtenção da carga máxima, para os diferentes tipos de navios analisados. No caso da avaliação do comportamento à flexão efetua-se a análise apenas para o caso do navio com maiores dimensões, uma vez que se verifica que a solicitação condicionante seria ao corte, exemplificando, a influência dos diferentes tipos de análise quando a estrutura é condicionada pelo comportamento à flexão.
Laje de fundo, Análise Estrutural, Interação solo-estrutura, Análise de Sensibilidade, Esforço Transverso, Flexão

novembro 12, 2018, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António José Da Silva Costa

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar