Dissertação
Aerodynamic Interaction in a Three Rotor Tandem Configuration EVALUATED
O objetivo desta tese é avaliar o impacto de vários parâmetros (diâmetro do rotor, separações interplanar e interaxial e velocidade de rotação) no desempenho de configurações parcialmente sobrepostas no rotor tandem. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de configurações alternativas de drones com os resultados alcançados, em particular para as configurações tandem presentes em drones com dois planos rotores. Um esboço da Teoria do Momento Linear é apresentado como uma análise de primeira aproximação de rotores isolados, juntamente com uma adaptação existente da teoria para configurações de rotores tandem representando a interação do rotor. Propõe-se uma modificação deste modelo para que também tenha em consideração a separação interplanar à parte da distância interaxial. Um banco de ensaio originalmente desenvolvido para o estudo de configurações coaxiais para dois pequenos rotores foi adaptado para o estudo de configurações tandem até três rotores. Os instrumentos são capazes de medir o impulso e torque produzidos por eles, e a calibração do setup foi verificada com dados de desempenho fornecidos pelo fabricante e com dados de simulações CFD. Várias simulações CFD foram realizadas com modelos CAD que se assemelham muito ás hélices originais. A interação do rotor foi capturada com sucesso em relação à perda de impulso. O desempenho do rotor a jusante mostrou ser muito sensível à separação interaxial e à velocidade angular do rotor a montante, enquanto a variação do diâmetro do rotor a montante teve um impacto intermediário e o efeito da separação interplanar foi leve.
outubro 10, 2022, 8:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar