Dissertação

Composite Optimization of Gearbox Casing used in LMP1 race car under service and FIA regulation load cases EVALUATED

Este trabalho consiste no processo de optimização do casing da caixa de velocidades usada num carro de competição da categoria LMP1 do Campeonato Mundial de Endurance. Para tal, são realizadas optimizações topográficas e compósitas com o objectivo principal de redução de peso da estrutura, mantendo a sua rigidez e respeitando o critério de falha. Os estudos são realizadas recorrendo a um software comercial de análise estrutural de elementos finitos, acopolado a um solver que utiliza avançados algoritmos de optimização. A estrutura em análise é sujeita a casos de carga de serviço, projectados de forma a replicar os carregamentos a que o casing está sujeito em condições normais de corrida, e ainda a casos de carga de homologação delineados pela organização reguladora da competição, a Fédération Internationale de l’Automobile (FIA). Esta dissertação foi elaborada em colaboração com o Instituto Superior Técnico e com a empresa de engenharia Optimal Structural Solutions, que desempenhou um papel importante nos aspectos mais técnicos do projecto.
Optimização topográfica, Optimização de Estruturas Compósitas, Redução de Peso, Rigidez, Teoria de Falha, OptiStruct

novembro 20, 2015, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Nuno Miguel Rosa Pereira Silvestre

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

José Firmino Aguilar Madeira

IDMEC, Instituto Superior Técnico