Dissertação
Corrosion behavior of 7075-T651 Aluminum Alloy under different environments EVALUATED
As ligas de alumínio são muito utilizadas na indústria aeronáutica especialmente na estrutura principal dos aviões. Estas ligas estão sujeitas à corrosão, e consequente degradação do material, que se não for tratada pode tornar uma aeronave inapta para voar. O comportamento corrosivo da liga de alumínio 7075-T651, com e sem anodização, numa câmara de nevoeiro salino em ciclo molhado/seco foi estudado em termos de perda de propriedades mecânicas e vida à fadiga. Entre o período seco e o molhado três métodos de lavagem foram considerados: ácido nítrico, água doce e não lavar. Os efeitos da corrosão nas propriedades mecânicas revelaram um decréscimo geral, com o aumento da corrosão, para a tensão de rotura e de cedência. As medidas de ductilidade decresceram exponencialmente, no geral. A vida à fadiga foi reduzida consideravelmente pela anodização decrescendo exponencialmente com a corrosão em resposta à iniciação de fendas prematuras provenientes das covas formadas que atuaram como pontos de concentração de tensão. Da análise da superfície detetou-se que o principal mecanismo de corrosão foi o pitting. As covas começaram a aparecer em lugares aleatórios na superfície exposta e o seu desenvolvimento em número e dimensão, levou a que muitas se agrupassem, preferencialmente na direção do grão, com covas vizinhas criando, gradualmente, covas maiores e mais profundas. Foi desenvolvida uma ferramenta usando os resultados experimentais para caracterizar o material corroído e gerar as suas propriedades na linguagem do programa Nastran. Estas propriedades podem ser usadas para qualquer simulação em qualquer peça feita de alumínio 7075-T651.
novembro 21, 2017, 11:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Associado