Dissertação

Friction Stir Weldbonding. Defect Inspection and Mechanical Characterization EVALUATED

Factores ambientais e económicos têm levado a indústria aeronáutica a procurar novos processos de fabrico e a reduzir o peso das estruturas. A Soldadura por Fricção Linear (SFL) é uma das tecnologias de ligação que tem vindo a ser utilizada para substituir juntas rebitadas. Esta técnica é um processo de ligação no estado sólido, que quando utilizada numa configuração topo-a-topo é capaz de produzir juntas de elevada qualidade com pequena diminuição das propriedades mecânicas em relação ao material de base. Este tipo de configuração nem sempre é a mais adequada devido a questões de tolerância. Quando a SFL é utilizada em juntas sobrepostas verifica-se a uma redução severa das propriedades mecânicas. Ao combinar as técnicas de ligação SFL com adesivos estruturais pretende-se ultrapassar as limitações das juntas SFL. Neste estudo foram produzidas juntas sobrepostas utilizando esta tecnologia de ligação híbrida. Foi também efectuada inspecção de defeitos das juntas híbridas e SFL foi efectuada utilizando phased array ultrasonic testing e observações microscópicas. As juntas produzidas foram submetidas a ensaios de tração, impacto e fadiga. Phased array ultrasonic testing identificou correctamente defeitos de interface de grandes dimensões, no entanto esta técnica não conseguiu identificar juntas híbridas correctamente soldadas. Os resultados dos ensaios mecânicos das juntas híbridas curadas à temperatura ambiente apresentaram grandes níveis de dispersão. De modo a ultrapassar este problema elevou-se a temperatura durante a cura das juntas tendo-se verificado melhores resultados nos ensaios mecânicos.
Soldadura por Fricção Linear, Tecnologia de ligação híbrida, Juntas sobrepostas, Phased Array Ultrasonic Testing.

novembro 9, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Miguel Guimarães Pires Moreira

INEGI

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar