Dissertação
Optimal Air Traffic Control Automation: application to oceanic control EVALUATED
O aumento de tráfego aéreo das últimas décadas conduziu a que ocorra actualmente uma sobrecarga em determinados sectores de espaço aéreo, em que a quantidade de tráfego se aproxima do limite da carga de trabalho de um controlador aéreo. Uma abordagem a este problema consiste em desenvolver ferramentas automatizadas que assistam os controladores nas tarefas de deteção e resolução de conflitos. Um sistema de suporte à decisão para controladores que supervisionam fase de cruzeiro é apresentado. A ferramenta recebe planos de voo e reports de posição e sugere instruções ATC que asseguram separação. Opera em tempo real, recalculando quando recebe informação actualizada. A trajectória de cada aeronave é estimada, dentro duma janela temporal. O vento é introduzido de forma probabilística como a única fonte de incerteza. Um módulo de deteção e resolução de conflitos usa as trajectórias obtidas para calcular planos que assegurem a separação e que minimizem uma função de custo multi-critério. Esta tarefa é assegurada por um algoritmo branch-and-bound que garante optimalidade. O problema multi-critério é resolvido recorrendo a uma solução interativa, em que uma porção do conjunto de soluções de Pareto é obtido segundo as preferências do decisor. O controlo em espaço oceânico foi escolhido como caso de estudo. Foram conduzidas simulações, introduzindo no algoritmo cenários de tráfego aleatórios com níveis crescentes de densidade e complexidade de trafego. O algoritmo provou a sua eficácia, mesmo para cenários intrincados, e a importância da optimalidade das suas soluções foi evidenciada pela redução de custo verificada comparativamente a soluções greedy.
novembro 22, 2013, 15:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Rodrigo Martins de Matos Ventura
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar