Dissertação

Implementation of a fully Coupled Process between Aircraft and Engine Design Tools EVALUATED

Metas futuras impostas ao sector aeronáutico têm vindo continuamente a aumentar o grau de exigência de tal modo que serão necessárias, tanto do lado da aeronave como do lado dos sistemas propulsivos, melhorias significativas. Na actualidade, o conceito típico de aeronave comercial e as arquitecturas clássicas de motores foram optimizadas e atingiram um patamar de maturidade pelo que agora existem ferramentas avançadas de projecto avião e de modelização do motor. No entanto, para atingir estes objectivos, as ferramentas utilizadas para modelizar estes dois sistemas complexos têm que evoluir. O trabalho realizado durante este projecto é uma contribuição para o estado da arte deste tipo de ferramentas através do desenvolvimento e prova de conceito de um processo de interacção que junta ambas as ferramentas avião e motor num mesmo ciclo global de projecto e optimização. Para tal, foi abordado o problema de actualizar de uma forma rápida e precisa a base de dados de desempenho do motor (EPDS), utilizada pela ferramenta avião. Diferentes métodos para actualizar uma EPDS foram analisados. Foi desenvolvido e testado um método de calibração multi-ponto para corrigir uma EPDS baseada na interpolação a "iso thrust ratings" dos factores de calibração. Com o método de actualização de uma EPDS validado, uma solução de interligação entre o software comercial Paclab APD (ferramenta de projecto preliminar avião) e PROOSIS (ferramenta de modelização motor) foi implementada. Para testar e validar a cadeia de simulação avião/motor, é proposta a aplicação do método para dimensionar e optimizar um conceito de propulsão híbrida inovadora.
Projecto avião, Desempenho motor, Pacelab APD, PROOSIS, Propulsão híbrida.

Outubro 22, 2013, 17:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado