Dissertação

Aircraft Wind Tunnel Characterisation using Modern Design of Experiments EVALUATED

O projecto em que esta tese se baseia foi planeado com um objectivo principal: usando testes em túnel de vento, realizar a caracterização aerodinâmica de um Blended Wing Body UAV de modo a possibilitar o desenvolvimento de um novo sistema de controlo do avião. Para isso, foi utilizado um processo relativamente recente de testes em túnel de vento chamado Modern Design of Experiments (MDOE). O método foi estudado e explorado, sendo comparado com a metodologia tradicional. O método MDOE foi usado para calcular o volume de dados a adquirir, criar a matriz de testes, executar os testes e na análise dos resultados. Os testes foram completados no túnel de vento de baixa velocidade do Council for Scientific and Industrial Research (CSIR) em Pretória, África do Sul. Este projecto também engloba a preparação do avião para ser usado nos testes, que inclui a análise estrutural, reforço e instrumentação. As diferentes etapas de um teste em túnel de vento são discutidas e analisadas.
Túnel de Vento, One Factor At a Time, Desenho Experimental Moderno, Metodologia de Superfície de Resposta

dezembro 6, 2012, 16:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Bennie Broughton

Council for Scientific and Industrial Research (CSIR)

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado