Dissertação

SYNCHRONOUS WOUND-ROTOR ELECTRICAL MACHINE CONTROL FOR ELECTRIC AIRPLANE TAXIING EVALUATED

O aumento do tráfego aéreo esperado para as próximas décadas, está a pressionar a indústria aeronáutica no sentido de reagir com uma melhoria na eficiência de operação do avião. Assim, surge a necessidade de melhorar o processo de parqueamento dos aviões, tanto ao nível da redução no consumo de combustível como nas emissões poluentes. Neste âmbito, o conceito de parqueamento eléctrico de aviões apresenta-se como uma solução muito interessante, na medida em que permite efectuar todo o parqueamento sem recorrer às turbinas principais do avião. Nesta dissertação avalia-se a viabilidade da introdução de máquinas eléctricas síncronas de rotor bobinado no trem de aterragem principal de um avião. Esta solução irá permitir: (i) movimentar o avião durante o parqueamento, eliminando a necessidade de se utilizarem rebocadores ou as turbinas principais; (ii) regenerar energia eléctrica durante a marcha de inércia do avião. Por sua vez, esta energia eléctrica pode ser posteriormente introduzida na rede eléctrica do avião e, inclusivamente, utilizada para alimentar as máquinas eléctricas durante o próximo parqueamento, substituindo a energia outrora proveniente da APU do avião. Neste sentido, foi desenhada e construída uma plataforma de desenvolvimento da electrónica de potência necessária para controlar máquinas eléctricas trifásicas síncronas de rotor bobinado. Paralelamente, foi implementada uma nova técnica de controlo sem recurso a sensores, baseada na comparação da tensão BEMF média entre duas fases. Os resultados obtidos, validam a nova técnica de controlo e demonstram o controlo da velocidade de rotação de uma máquina eléctrica síncrona de rotor bobinado.
Parqueamento eléctrico de aviões, Controlo de máquinas eléctricas, controlo sem sensores, detecção de BEMF, Máquina eléctrica síncrona de rotor bobinado

novembro 4, 2011, 10:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Horácio João Matos Fernandes

Departamento de Física (DF)

Professor Auxiliar