Dissertação
SYNCHRONOUS WOUND-ROTOR ELECTRICAL MACHINE CONTROL FOR ELECTRIC AIRPLANE TAXIING EVALUATED
O aumento do tráfego aéreo esperado para as próximas décadas, está a pressionar a indústria aeronáutica no sentido de reagir com uma melhoria na eficiência de operação do avião. Assim, surge a necessidade de melhorar o processo de parqueamento dos aviões, tanto ao nível da redução no consumo de combustível como nas emissões poluentes. Neste âmbito, o conceito de parqueamento eléctrico de aviões apresenta-se como uma solução muito interessante, na medida em que permite efectuar todo o parqueamento sem recorrer às turbinas principais do avião. Nesta dissertação avalia-se a viabilidade da introdução de máquinas eléctricas síncronas de rotor bobinado no trem de aterragem principal de um avião. Esta solução irá permitir: (i) movimentar o avião durante o parqueamento, eliminando a necessidade de se utilizarem rebocadores ou as turbinas principais; (ii) regenerar energia eléctrica durante a marcha de inércia do avião. Por sua vez, esta energia eléctrica pode ser posteriormente introduzida na rede eléctrica do avião e, inclusivamente, utilizada para alimentar as máquinas eléctricas durante o próximo parqueamento, substituindo a energia outrora proveniente da APU do avião. Neste sentido, foi desenhada e construída uma plataforma de desenvolvimento da electrónica de potência necessária para controlar máquinas eléctricas trifásicas síncronas de rotor bobinado. Paralelamente, foi implementada uma nova técnica de controlo sem recurso a sensores, baseada na comparação da tensão BEMF média entre duas fases. Os resultados obtidos, validam a nova técnica de controlo e demonstram o controlo da velocidade de rotação de uma máquina eléctrica síncrona de rotor bobinado.
novembro 4, 2011, 10:0
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