Dissertação

Structural Loads Handbook EVALUATED

Do ponto de vista de projeto, a determinação das cargas estruturais atuantes numa aeronave reveste-se da maior relevância, pois as suas combinações críticas constituem as limitações de projeto aeronáutico. O presente trabalho visa consubstanciar o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Projeto e Modificações na empresa OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, SA através do desenvolvimento de um manual que permita calcular as cargas estruturais máximas atuantes numa aeronave através da utilização de análises simplificadas que sirvam de alternativa e de validação dos métodos mais comummente utilizados, nomeadamente aos programas comerciais de Elementos Finitos e Mecânica dos Fluidos Computacional. Para concretizar os métodos apresentados, desenvolveu-se um conjunto de documentos em Microsoft Excel® que avaliam os carregamentos de uma aeronave genérica ? sujeita à introdução por parte do utilizador da geometria e condições de operação da mesma ? com o intuito de determinar o carregamento máximo a que cada ponto dos principais componentes de aeronave está sujeito. São analisados os principais carregamentos atuantes nos trens de aterragem, nas asas, no estabilizador horizontal, no estabilizador vertical e na fuselagem. No sentido de demonstrar os resultados alcançados com os métodos desenvolvidos durante esta investigação, ilustram-se os gráficos do esforço transverso, momento fletor e torção em cada um dos principais componentes da aeronave Lockheed Hercules C-130.
Aeronave, Avião, Manual Cargas Estruturais, Manobras

outubro 21, 2011, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar