Dissertação

Analise de Ciclo de Vida de um Airbus A330-200 EVALUATED

A presente tese aborda os problemas ambientais do sector da aviação, consistindo numa avaliação do impacto ambiental da aeronave Airbus A330-200. De modo a fazer tal avaliação, uma Análise de Ciclo de Vida (LCA) foi levada a cabo, tendo em consideração os impactos ambientais da aeronave segundo uma perspectiva 'craddle-to-grave', o que significa que todo o ciclo de vida da aeronave é contabilizado. O software Simapro foi utilizado para modelar as fases de produção, operação e final de vida da aeronave. Deste modo, através da Análise de Ciclo de Vida realizada, linhas orientadoras de futuro trabalho e outras conclusões são apresentadas. Para além disso, esta tese é o resultado de uma colaboração com uma empresa Portuguesa especializada em conduzir análises de ciclo de vida, de nome '3 Drivers - Engenharia, Inovação e Ambiente', sob a orientação do Professor Doutor Paulo Ribeiro. Para além disso, este trabalho foi conduzido com o auxílio da companhia aérea 'TAP Portugal', que disponibilizou vários manuais da aeronave A330-200 com dados indispensáveis, assim como valiosas peritagens prestadas durante várias visitas à TAP. Os resultados obtidos com o software Simapro indicam que a fase de operação da aeronave é responsável pela grande maioria dos impactos ambientais, enquanto que o processo de fabrico tem uma contribuição muito reduzida. Os resultados do fim de vida da aeronave resultaram numa pequena contribuição positiva para todas as categorias de impacto ambiental consideradas, o qual foi modelado segundo o projecto da Airbus 'Process for Advanced Management of End of Life of Aircraft'.
Aeronave Airbus A330-200, Análise de Ciclo de Vida, Alterações Climáticas, Impacto Ambiental da Aviação

dezembro 14, 2010, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Agostinho Rui Alves da Fonseca

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar