Dissertação

Design of a Joined Wing Remotely Piloted Vehicle for Aeroelastically Scaled Flight Tests EVALUATED

Esta tese propôs-se realizar o projecto aeronáutico de um avião rádio controlado. Este avião será o primeiro de dois que serão construídos no âmbito de projecto de investigação em escalonamento aeroelastico. Este primeiro protótipo será a fonte de teste e validação de ferramentas e permitirá explorar todo este conceito de escalonamento aplicado a aeronaves para ensaio em voo. Durante este trabalho, estando a geometria exterior previamente fixada, foi produzido o projecto estrutural da aeronave usando a teoria de elementos finitos. No seguimento do projecto estrutural foram usados os critérios de Tsai-Wu e tensão máxima para definir as várias camadas e direcções das fibras de vidro e carbono a usar na estrutura compósita. O dimensionamento do trem de aterragem incluindo o mecanismo de retracção, o sistema de amortecimento e respectivo actuador foram também projectados. Para completar a aeronave foram definidos os actuadores para usar nas várias superfícies de controlo, sensores e computador de bordo, bem como o sistema propulsivo a usar e tudo o mais que permite o voo de um avião rádio controlado. Durante este trabalho foi também elaborado um plano de ensaios em voo onde se tentou prever quais os sistemas a testar e aos quais deverá ser prestada maior atenção.
Aeronave Rádio Controlada, Elementos Finitos, Projecto Aeronáutico, Ensaios em Voo.

novembro 21, 2008, 17:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado