Dissertação

Direct Numerical Simulation of the Turbulent Entrainment in jets: A Fundamental Study A Fundamental Study EVALUATED

A turbulência tem um carácter universal, estando presente na maioria dos escoamentos naturais e de engenharia pelo que o seu estudo e compreensão desde há muito fascinam os cientistas. Porém a sua dinâmica continua ainda envolvida em dúvidas e questões. O arrastamento turbulento é o mecanismo de crescimento de camadas limites turbulentas ao nível da sua interface, sendo responsável por importantes trocas de massa e energia, revestindo-se de importância vital para a caracterização e previsão de escoamentos turbulentos em engenharia, com especial importância em combustão, mistura de reagentes e dispersão de poluentes. Durante os últimos anos o arrastamento turbulento conheceu grande desenvolvimento através de abordagens condicionais ao estudo da interface T/NT, que vieram questionar as hipóteses clássicas, aceites nas últimas décadas. Esta tese tem assim como objectivo estudar o transporte de enstrofia e de energia cinética, através da interface T/NT no âmbito do arrastamento turbulento, de modo a caracterizar os mecanismos dominantes envolvidos no processo, e as escalas de movimentos a estes associadas. O trabalho desenvolvido envolve a utilização de SND, de um jacto plano, recentemente empregue no estudo detalhado da física de escoamentos turbulentos tridimensionais e não estacionários. Numa primeira fase foi realizada uma abordagem clássica ao estudo das principais variáveis de um escoamento turbulento, seguindo-se uma análise das escalas características do escoamento e da interface T/NT. Numa última fase abordou-se o transporte de energia cinética e enstrofia, associadas ao arrastamento, através de estatísticas condicionais e analisaram-se as escalas e estruturas coerentes associadas, através de uma análise determinística.
Mecânica dos fluidos computacional (MFC), Simulação numérica directa (SND), turbulência, arrastamento turbulento, interface T/NT (Turbulenta/Não-turbulenta), estatísticas condicionais

novembro 12, 2008, 16:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC Lisboa)

ORIENTADOR

José Carlos Fernandes Pereira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático