Dissertação

Determinação das Derivadas de Estabilidade e Momentos de Inércia da aeronave ANTEX-M APPROVED

O conceito de UAV não é novo e o seu estatuto tem-se alterado desde a era das primeiras máquinas voadoras. O progresso recente de sistemas aviónicos, sensores e sistemas de propulsão expande este conceito para novos patamares onde o número de aplicações parece infindável, garantido um potencial de investigação e desenvolvimento inesgotável. O contexto de operação de UAV é, na sua grande maioria, militar ou no âmbito da segurança, surgindo assim naturalmente um programa de investigação e desenvolvimento de UAVs no Laboratório de Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa, o projecto ANTEX-M. É no contexto deste programa que se insere a presente tese. Com vista à configuração do sistema de controlo de voo autónomo da aeronave ANTEX-M, oriunda do programa supra-referido, pretende-se, com a presente tese, determinar os dados de cariz inerentemente físicos/aerodinâmicos requeridos. Para tal, recorre-se a ensaios em túnel aerodinâmico para estabelecer as derivadas de estabilidade, aliado a um método computacional de volume finito com o intuito de validar os resultados, permitindo também uma optimização do conjunto. Os momentos de inércia são determinados recorrendo a um método pendular desenvolvido especificamente para aeronaves. A validação de cada método garante a integridade dos resultados.
UAV, ANTEX-M, derivadas de estabilidade, momentos de inércia, túnel aerodinâmico

maio 13, 2008, 0:0

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Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado