Dissertação

Flight dynamics and simulation of a generic aircraft for aeroservoelastic design EVALUATED

Com o mercado emergente do sector aeronáutico, começa a aparecer a necessidade de ferramentas que estudem o comportamento aeroservoelastico de uma aeronave. Existem modelos matemáticos para este estudo, porém são complicados e muitos deles usam o domínio da frequência. Nesta dissertação foram desenvolvidas as equações de movimento aeroservoelasticas de uma aeronave geral para condições de equilíbrio no domínio do tempo. Foi desenvolvido um programa produzido em C++ que integra estas mesmas equações, e que no futuro poderá ser incluído noutros projectos como uma peça de conexão entre diversas áreas da aeronáutica, como aerodinâmica, dinâmicas estruturais e controlo de voo. Para desenvolver esta ferramenta vários métodos de integração foram inspecionados e consequentemente encontrando a utilidade de cada um. Consequências da aeroelasticidade foram também discutidas e utilizadas para introduzir o controlo óptimo. Foi também realizado um simulador de voo em MATLAB utilizando controlo óptimo. O comportamento do controlo óptimo, mais consequentemente o regulador quadrático linear, nas dinâmicas de voo foi também estudado. Este simulador de voo permite simular o movimento de uma aeronave geral, adoptando um conjunto de derivadas aerodinâmicas de aeronaves na literatura, em regimes turbulentos e em casos de falha de motor em aeronaves com até cinco motores. O estudo das simulações feito nesta dissertação teve mais em conta que a aeronave consiga garantir equilíbrio e rumo em situações críticas, como as acima referidas.
dinâmica de voo, controlo óptimo, aeroservoelasticidade, simulação de voo, integração

novembro 14, 2016, 10:0

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