Dissertação
A complete hardware/software application for the characterization of car driving behaviours EVALUATED
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a segurança na estrada é um problema global. Em 2015, houveram 1.25 milhões de mortes na estrada e, com estes acidentes, biliões de custos em cada país. A principal razão é o comportamento dos condutores, que influenciam a integridade do veículo e as emissões de CO2. Portanto, uma solução de caracterização de condutores poderá trazer valor a seguradores bem como serviços de ”car sharing”, como o proposto pelo CEiiA, incluído na plataforma MOBI.ME, para redução de emissões. Um Sistema Embebido foi desenvolvido para reunir dados do estilo de condução. Um PCB, desenhado com Autodesk® Eagle™, foi projetado para conter um microcontrolador, programado para guardar num cartão µSD a aceleração, de um acelerometro a 40Hz, e a velocidade e posição de um módulo GPS a 1Hz. Usando Python, filtrou-se a aceleração com um filtro Butterworth passa-baixo, e os dados de quatro condutores foram etiquetados em sete manobras diferentes. Foram construídos quatro modelos de classificação usando um SVM Linear e três algoritmos não-lineares, K-NN, Random Forest e SVM com kernel RBF. O SVM, com kernel RBF, obteve a melhor performance com 89% precisão e 75% F1-score. A caracterização de condutores foi completada com um website desenvolvido em Django, com GoogleMapsAPI. Nele observa-se, não apenas o número de deteções de cada manobra, mas também que níveis de acceleração são mais comuns. Baseado nestas métricas é possível observar diferentes comportamentos que, com mais data, conseguirão caracterizar condutores com maior clareza.
novembro 28, 2017, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
ORIENTADOR
Alexandre José Malheiro Bernardino
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado