Dissertação

Mountain waves in aviation: prediction and effects EVALUATED

Investiga-se uma aterragem abrupta que ocorreu no aeródromo do Pico (LPPI) através de observações aéreas e previsões do modelo AROME. Um segundo voo é analisado. A intensidade do cisalhamento do vento e a influência deste nos voos são calculados através do fator “I”, recomendado pela ICAO, e pelo F-factor, recomendado pela FAA e NASA. Estes indicadores baseiam-se nas observações registadas pelas aeronaves. Durante o Voo 1, 36% da aterragem ocorreu sob condições “severas” do cisalhamento do vento. À montante da montanha do Pico, o escoamento caracterizou-se por ventos de sudoeste, estratificação estável e um número de Froude perto de 1. Com base no AROME, tais condições originaram ondas de montanha que se propagam na vertical, com velocidades verticais máximas acima de 400 pés/min. As condições severas de cisalhamento do vento e os valores elevados da velocidade vertical, associados às ondas de montanha, poderão ser a causa do referido incidente. Durante o segundo voo, uma esteira com vórtices desenvolveu-se perto da sua trajetória, sendo consistente com o número de Froude baixo à montante e com os diagramas do regime de escoamento de estudos passados. Durante a fase de aproximação do Voo 2, não houve condições “severas” do cisalhamento do vento. Após a comparação entre os fatores “I” e F com os indicadores de turbulência AROME, são propostos valores críticos preliminares para estes índices. Por fim, verificou-se que as previsões do vento do AROME apresentam boa concordância com as observações para velocidades acima de 10 nós, revelando fraca precisão para ventos fracos.
ondas de montanha, esteira, modelo AROME, indicadores de turbulência, número de Froude, Açores

Junho 27, 2019, 14:0

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Orientação

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Maria Margarida Sena Belo Santos Pereira

Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Investigadora