Dissertação
Mountain waves in aviation: prediction and effects EVALUATED
Investiga-se uma aterragem abrupta que ocorreu no aeródromo do Pico (LPPI) através de observações aéreas e previsões do modelo AROME. Um segundo voo é analisado. A intensidade do cisalhamento do vento e a influência deste nos voos são calculados através do fator “I”, recomendado pela ICAO, e pelo F-factor, recomendado pela FAA e NASA. Estes indicadores baseiam-se nas observações registadas pelas aeronaves. Durante o Voo 1, 36% da aterragem ocorreu sob condições “severas” do cisalhamento do vento. À montante da montanha do Pico, o escoamento caracterizou-se por ventos de sudoeste, estratificação estável e um número de Froude perto de 1. Com base no AROME, tais condições originaram ondas de montanha que se propagam na vertical, com velocidades verticais máximas acima de 400 pés/min. As condições severas de cisalhamento do vento e os valores elevados da velocidade vertical, associados às ondas de montanha, poderão ser a causa do referido incidente. Durante o segundo voo, uma esteira com vórtices desenvolveu-se perto da sua trajetória, sendo consistente com o número de Froude baixo à montante e com os diagramas do regime de escoamento de estudos passados. Durante a fase de aproximação do Voo 2, não houve condições “severas” do cisalhamento do vento. Após a comparação entre os fatores “I” e F com os indicadores de turbulência AROME, são propostos valores críticos preliminares para estes índices. Por fim, verificou-se que as previsões do vento do AROME apresentam boa concordância com as observações para velocidades acima de 10 nós, revelando fraca precisão para ventos fracos.
junho 27, 2019, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Maria Margarida Sena Belo Santos Pereira
Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Investigadora