Dissertação

Improving the Prediction of Soot Emissions and Contrail Formation from Modern Turbofans Using Alternative Fuels EVALUATED

Os rastos de condensação, ou contrails, e as nuvens cirrus criadas por contrails são responsáveis pela maior contribuição para o forçamento radiativo do sector da aviação na actualidade, apesar do seu tempo de vida ser de apenas algumas horas. Por causa da sua curta duração comparativamente à dos gases com efeito de estufa, são ideais para a implementação de estratégias de mitigação a curto prazo. O uso de combustíveis alternativos em vez de combustíveis convencionais tem sido associado a uma diminuição na emissão de partículas, o que leva a uma diminuição no número inicial de cristais de gelo de contrails. Está no entanto também associado a um possível aumento na frequência de formação de contrails tal como na massa de gelo inicial dos contrails devido às suas emissões de vapor de água mais elevadas. Um modelo computacional é usado para explorar a influência do uso de combustíveis renováveis na formação, profundidade óptica e tempo de vida de contrails. Um aumento na frequência de formação foi encontrado em locais onde o combustível convencional estava muito perto das condições fronteira de formação de rastos de condensação. Diminuições no tempo de vida de contrails até 76% foram encontradas para contrails com mais de 30 minutos de tempo de vida, enquanto diminuições em profundidade óptica até 37% foram encontradas para contrails formados em locais com uma humidade relativa de 42% ou mais. Este trabalho contribui para um maior entendimento do potencial de combustíveis alternativos para mitigar o impacto de contrails no aquecimento global.
rastos de condensação, nuvens cirrus, combustíveis renováveis, fuligem, emissões de partículas, forçamento radiativo

julho 29, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Melo de Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado