Disciplina Curricular

Fenómenos Interactivos FI

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2006

Contextos

Grupo: MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Tronco Comum de Espaço

Período:

Grupo: MEAer 2006 > 2º Ciclo > Tudelft - Ist/Utl > Ist - 9º Semestre

Período:

Grupo: MEAer 2006 > 2º Ciclo > Ist/Utl - Tudelft > Ist - 7º Semestre

Período:

Grupo: MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Aviónica > Opções de Aviónica > 7º Semestre de Aviónica

Período:

Grupo: MEAer 2006 > 1º Ciclo > Opções > Opções 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresentar as analogias e diferenças entre fenómenos mecânicos ligados a fluidos e sólidos e campos eléctricos e magnéticos, como ponto de partida para estudar as suas interacções: electro- e magnetostriticção (deformação de corpos por campos eléctricos e magnéticos), vibrações de cristais piezoeléctricos e piezomagnéticos e magnetihidrodinâmica. Propriedades dos fluidos ionizados, descritas pelas equações fundamentais, números adimensionais, e vários tipos de fenómenos: escoamentos estacionários, ondas lineares, convecção e ondas de choque.

Programa

Esta disciplina complementa as disciplinas monotemáticas, como a mecânica das partículas, a elasticidade, o electromagnetismo, a termodinâmica e a mecânica de fluidos com uma abordagem conjunta e pluritemática de todas estas matérias. Essa abordagem explora as analogias, e assinala as diferenças em temas como: (i) circuitos mecânicos (massa-mola-amortecedor) e eléctricos (indução-condensador-resistência) e suas generalizações não-lineares; (ii) campo gravítico, eléctrico, magnético, escoamento potencial, elasticidade plana e condução de calor estacionária; (iii) ondas acústicas, electromagnéticas, elásticas e hidráulicas; (iv) difusão de calor, electricidade e massa. Esta abordagem pluri - disciplinar permite: (a) resolver de uma só vez vários problemas usando analogias com interpretações diferentes consoante a aplicação; (b) tratar de Fenómenos Interactivos como elasticidade não isotérmica, magnetohidrodinâmica ou trocas de calor em fluidos em movimento.

Metodologia de avaliação

A avaliação é feita por exame final. Os alunos com classificação superior a 16 valores têm de fazer uma prova oral caso queiram manter a classificação; caso contrário ficarão com a classificação de 16 valores.

Disciplinas Execução

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre