Dissertação

Caracterização construtiva e do estado de degradação das escolas do ensino secundário. Caso de estudo: Escolas Industriais e Comerciais EVALUATED

Em 2007, o Governo Português definiu um programa de modernização da rede pública de escolas secundárias. Neste contexto, o Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção inspecionou 56 escolas do ensino secundário, identificando anomalias construtivas a considerar nos projetos de reabilitação. Da amostra, 15 escolas eram de tipologia industrial. A partir dos resultados destas peritagens, a presente dissertação caracteriza construtivamente e analisa o estado de degradação das escolas secundárias de tipologia industrial. Sendo reconhecida a utilidade das bases de dados de anomalias construtivas, foi registado, de forma sistemática, um conjunto de informações sobre cada escola industrial, conjugando a identificação da anomalia e do elemento construtivo afetado com a sua localização relativa no edifício, idade, causas, recomendações de atuação, anomalias precedentes e subsequentes, quantificação, gravidade e orientação solar ou espaço funcional. Fez-se, então, uma análise global ao estado de degradação destas escolas, baseada na comparação entre os níveis de degradação da envolvente construída e do interior do edifício, na compreensão de como são afetados os elementos construtivos, na análise da influência que as anomalias principais têm sobre a construção e na comparação da degradação dos edifícios mais importantes. Deste modo, retiraram-se lições sobre as boas práticas a seguir, especificamente sobre a forma de evitar fissurações associadas a questões estruturais e ambientais e sobre a forma de salvaguardar os edifícios dos efeitos de humidades. Finalmente, sugere-se que uma ferramenta informática avançada baseada no modelo de base de dados desenvolvido pode ser muito útil para a gestão e manutenção de edifícios.
degradação, anomalia, escola industrial, base de dados, causas, gravidade

novembro 13, 2012, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

João Pedro Ramôa Ribeiro Correia

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Catedrático