Breve Introdução

Informa-se que o curso será extinto a partir do ano letivo 2016-2017.

Historial

Com a criação do curso de Mestrado em Construção e Reabilitação, que se iniciou em 2010-2011, pretendeu-se colmatar uma lacuna existente ao nível das ofertas de formação em Portugal para os profissionais mais diferenciados no ramo da Construção, sobretudo Engenheiros e Arquitectos.

O curso abrange um conjunto coerente de unidades curriculares dos grupos de Tecnologia da Construção, Materiais de Construção, Edificações e Organização e Gestão da Construção.

Este curso recupera, de certa maneira, embora concretizado de forma diferente, uma oferta existente no Instituto Superior Técnico antes da reforma de Bolonha, o Mestrado em Construção, que sempre foi alvo de muita procura por parte do mesmo universo de candidatos a que agora se pretende dar resposta. O curso está naturalmente adaptado, por um lado, à evolução que o sector conheceu nos últimos anos, traduzido, por exemplo, no maior ênfase que é dado à reabilitação, e, por outro, aos novos paradigmas do ensino superior, concretizados no processo de Bolonha e na legislação que o sustenta.

Objectivos

O principal objectivo do curso de mestrado proposto é oferecer uma formação estruturada na área da Construção e Reabilitação.

O curso proporciona um conjunto de competências e conhecimentos constituindo uma mais-valia efectiva para o desempenho e a evolução profissionais. O plano curricular integra conteúdos de grande relevância para a prática profissional, que não são normalmente contemplados, pelo menos de forma suficientemente aprofundada, nos curricula dos cursos que dão acesso às profissões mencionadas.

Destinatários

O curso de Mestrado em Construção e Reabilitação destina-se essencialmente a engenheiros e arquitectos que possuam 5 anos de formação superior prévia (licenciatura pré-Bolonha ou mestrado de Bolonha). A formação académica de 5 anos poderá ser substituída por uma licenciatura acrescida de uma comprovada sólida experiência profissional.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Construção e Reabilitação é orientado para candidatos com experiência profissional no ramo da Construção e Reabilitação ou que, tendo uma formação superior prévia de cinco anos em Engenharia ou Arquitectura, pretendam reconverter a sua actividade profissional para esse domínio.

O curso confere um conjunto de conhecimentos e competências próprios para o exercício da actividade profissional em empreiteiros, donos-de-obra, consultores, ou serviços técnicos do estado e autarquias locais.

Regime de Funcionamento

O curso funciona em horário laboral, às 6ª.s feiras e sábados das 9h30 às18h30.

Cada unidade curricular tem uma carga horária semanal de 8 horas, sendo lecionadas 2 disciplinas à 6ª. feira e 2 disciplinas no sábado. Cada disciplina tem a carga horária total de 40,0 horas, sendo lecionada durante 5 semanas continuas.

Propinas

 A propina é anual e,no ano lectivo 2015/2016, tem o valor de 2126,94€  Euros para o 1º ano do curso e o valor de 1063,47 Euros para o 2º ano do curso.

O pagamento de propina é realizada de acordo com o estabelecido no Regulamento de Propinas de 2º ciclo do IST.

Adicionalmente, esclarece-se que a propina devida é sempre relativa ao ano de estudos em que o aluno se encontra matriculado conforme previsto no Regulamento do 2º Ciclo.

Coordenadores

2016/2017
Pedro Manuel Gameiro Henriques
pedro.henriques@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.