Dissertação

Design with the Context. A Green School in Salzburg EVALUATED

O presente relatório submetido para obtenção do grau de Mestre em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico, é o complemento teórico ao projecto desenvolvido na disciplina de Projecto de Arquitectura (Master studio) Model.Space.School (Modelo.Espaço.Escola), na Technische Universität Graz (TU Graz), na Áustria, durante o segundo semestre do ano escolar de 2012/13, ao abrigo do programa Erasmus. O projecto em si mesmo e a circunstância da elaboração do relatório permitiram uma reflexão aprofundada sobre as questões relativas às pedagogias de ensino alternativas ao ensino regular e à sua aplicação arquitectónica. Para além deste objectivo base, foi também definido pessoalmente o objectivo de projectar a escola tendo em conta exigências ambientais e de sustentabilidade, de forma a que a solução final pudesse benificiar o contexto e do contexto no qual se insere. Numa primeira fase, individualmente e em grupo, são analisadas questões de contextutalização histórica e geográfica de Salzburgo e especificamente da zona de intervenção, (Nonntal), questões relacionadas com as actuais pedagogias de ensino praticadas e possíveis estragégias espacias para a sua aplicação. A preocupação pelo respeito por príncipios de sustentabilidade foi determinante no processo de desenvolvimento de projecto, embora constragimentos legais e programáticos também tenham sido muito importantes. Numa segunda fase, são documentados os conceitos volumétrico, pedagógico, espacial, construtivo, energético e de implantação que fazem parte do desenvolvimento mais concreto do edifício que resulta na Escola Verde.
Contexto, Pedagogias de Ensino, Sustentabilidade, Escola Verde

novembro 28, 2013, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vítor Manuel de Matos Carvalho Araújo

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar