Breve Introdução

O curso de Arquitectura foi criado no Instituto Superior Técnico (IST) em 1998 tendo como objectivo a formação de arquitectos numa cultura de rigor, e uma forte competência técnica, que lhes garanta uma futura capacidade para o exercício da profissão.

Da base de cultura humanistica e habilitação técnica resultará o exercício de um diálogo instruído com outros especialistas com os quais terá de interagir tendo em vista a elaboração e coordenação do projecto num contexto artístico e cultural do desenvolvimento das actividades humanas.


Objectivos

O Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura constitui a base de formação para o futuro Arquitecto enquanto profissional. A formação ministrada assegura um nível aprofundado de conhecimentos na área científica da Arquitectura e enquadra as temáticas da arquitectura e urbanística, atestando a capacidade para o exercício da actividade profissional e a investigação nas referidas temáticas. 


Saídas Profissionais

Os estudantes de Arquitectura graduados pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa estão habilitados ao exercício da actividade profissional em Arquitetura, Planeamento, Urbanismo,  Reabilitação e Regeneração Urbana. Podem exercer a profissão enquanto quadros técnicos especializados de empresas privadas e instituições públicas ou como profissionais liberais, encontrando-se aptos a desenvolver actividades ligadas ao projecto; elaboração de planos territoriais; gestão urbanística; à conservação do património arquitetónico; consultoria e investigação.

A formação alcançada enquadra o previsto pela Directiva “Qualificações” ou Directiva 2005/36/CE, de 7 de Setembro, foi transposta para a ordem jurídica interna, através da publicação da Lei n.º 9/2009, de 4 de Março, com as alterações da Directiva 2013/55/UE, de 20 de Novembro transpostas pela Lei n.º 26/2017, de 30 de Maio, para a ordem jurídica nacional com a consequentemente à alteração da Lei n.º 9/2009. 

Regime de Funcionamento

O modelo de funcionamento do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura estrutura-se numa base semestral ao longo de 5 anos (3 anos 1º cilclo + 2 anos 2º ciclo).

Propinas

O valor das propinas aplicável é determinado pelo Instituto Superior Técnico.

Coordenadores

2018/2019
Miguel Amado
miguelpamado@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.