Atenção:  Vai deixar de ser possível a transição automática entre a LMAC e o MMAC. Para prosseguir para MMAC, os alunos da LMAC terão de se candidatar ao novo ciclo de estudos. Procuramos aqui responder a algumas questões frequentes relativas a esta transição.

1) Quando vou passar a ter que me candidatar ao MMAC?
Todos os alunos, no final do 1º ciclo que queiram fazer o MMAC têm que se candidatar. As duas exceções são:

  • Estava inscrito na LMAC em 2020/21 e nunca interrompeu a inscrição. O período transitório acaba em 2025/26, ou seja em 2026/27 têm de se candidatar ao 2º ciclo.
  • Estava inscrito na LMAC em 2019/20 mas não se inscreveu em 2020/21 e voltou a inscrever-se na mesma LMAC em 2021/22. O período transitório acaba em 2025/26, ou seja em 2026/27 têm de se candidatar ao 2º ciclo.

Em particular, de acordo com o Regulamento de Ingresso no 2.º ciclo do Técnico:

  • Estudantes matriculados na LMAC em 2020/21 e que terminem o 1.º ciclo em 2022/23, têm acesso direto, sem candidatura.
  • Estudantes matriculados na LMAC em 2020/21 e que não terminem o 1.º ciclo em 2022/23, podem fazer unidades curriculares de 2.º ciclo  sem terem de se candidatar a Unidades Curriculares Isoladas, sendo o processo idêntico ao que aconteceu até 2020/21. Uma vez terminado o 1.º ciclo, desde que concluído até 2025/26, é-lhes garantido acesso direto ao 2.º ciclo de continuidade.

2) A candidatura é só uma formalidade? Na prática vou continuar a ter sempre vaga?
O número de vagas do MMAC será calculado de modo a conseguir acomodar os alunos que costumam terminar anualmente a LMAC, acrescido do número de vagas agora em vigor para candidatos externos.

No entanto, todos os alunos que se candidatam estão em pé de igualdade, seja qual for a sua proveniência (mas um dos fatores tidos em conta na seriação dos candidatos é a adequação do seu primeiro ciclo ao MMAC).

3) Para me candidatar tenho que ter terminado a LMAC?
Sim. Mesmo que no momento da candidatura ainda falte alguma UC, no momento da matrícula a LMAC tem que estar terminada.

4) E se tiver só uma ou duas UC por fazer? Ainda posso ir fazendo UC do MMAC?
Continua a ser possível fazer unidades curriculares do currículo do MMAC como UC isoladas. Mais tarde, quando ingressar no MMAC, essas UC serão reconhecidas, dentro das regras do IST (até um máximo de 30 ECTS por ano e 60 ECTS no total, ou seja, 50% do curso).

Apesar das UCs isoladas terem um custo, até agora relevante, o IST irá passar a calculá-lo de modo a que o valor a pagar pelos 30 ECTS (o máximo que é possível fazer desta forma) seja a diferença entre as propinas do 2º ciclo e as do 1º. Ou seja, quem tiver que ficar mais um ano a fazer algumas UC da LMAC e fizer o máximo possível de UC isoladas, paga nesse ano o mesmo que pagaria se já estivesse inscrito no 2º ciclo. 

5) Onde posso encontrar ainda mais informação? No site do técnico sobre a transição para o novo modelo de ensino.