Plano Curricular

LERCI 2003 desde 2003

As bases para a construção de conhecimentos das matérias abordadas nesta licenciatura são fornecidas pelas áreas nucleares de Matemática e Física, como é apanágio do IST. Sobre este tronco comum, assentam duas áreas de especialização – área de especialização em Arquitectura e Gestão de Redes e área de especialização em Aplicações e Serviços - com o objectivo de formar engenheiros com perfis diferenciados e capazes de dar resposta às necessidades do mercado.

Nestas áreas de especialização é fornecida uma formação sólida nas matérias tradicionais da engenharia informática e de computadores, caso das arquitecturas de computadores, sistemas operativos e sistemas distribuídos, tecnologias da programação e sistemas de informação, computação móvel, assim como nas matérias tipicamente associadas  às telecomunicações, em que se incluem as redes de computadores, as comunicações móveis e de banda larga, a electrónica e o processamento de sinais.

A área de especialização em Arquitectura e Gestão de Redes está vocacionada para a formação de profissionais nas áreas ligadas às tecnologias para fornecimento de conectividade e de serviços de suporte à interacção entre aplicações. A área de especialização em Aplicações e Serviços formará profissionais com competência nas tecnologias para desenvolvimento dessas aplicações, dos sistemas de Middleware subjacentes,  e a sua interacção com as redes de comunicação.

O curso é composto por 44 disciplinas, das quais 9 são disciplinas base de engenharia  -Matemática e Física  - 3 são opções no 5º ano, e 4 correspondem a um Trabalho Final de Curso.

Das 28 disciplinas restantes, 13 são consideradas “núcleo” da formação desta especialidade profissional de engenharia, e 15 são disciplinas específicas de cada uma das áreas de especialização do curso.

O curso inclui ainda o desenvolvimento de uma Carteira Pessoal, a partir do 3º ano. A carteira pessoal tem como objectivo reconhecer, valorizar e orientar a actividade extra-disciplinar. Com efeito, à semelhança do que já se fez na LESIM - Licenciatura em Engenharia dos Sistemas de Informação e Multimédia - em funcionamento no Taguspark, desde 2001/02, introduziu-se neste currículo uma componente inovadora que corresponde ao reconhecimento curricular, com o correspondente crédito, de uma actividade individual de cada estudante, em termos de elaboração progressiva, ao longo dos últimos 3 anos de curso, de uma Carteira Pessoal.

Esta medida, fortemente recomendada pelo mundo profissional, vem por um lado estimular o estudante a aprender, de forma diversificada, um conjunto de conhecimentos e a adquirir várias competências sociais, culturais, comportamentais, científicas e tecnológicas, profissionais, etc., as quais serão listadas, documentadas, avaliadas e reconhecidas pela Escola, e oficialmente inseridas na sua Carteira Pessoal.

Este é um instrumento para reconhecer, estimular e apoiar o desenvolvimento do estudante num contexto fora do ensino tradicional. É também uma oportunidade para enquadrar a tremenda actividade e dispersão que os nossos alunos estão tendo a partir dos primeiros anos, começando logo a sua vida profissional e empresarial.


A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.