Breve Introdução

The Degree in Information Systems and Computer Engineering is obtained after 10 semesters and is offered in both the Lisbon and TagusPark campi. In the first 6 semesters both courses are identical. After that, each campus has its own primary and complementary specialization areas. The Lisbon campus offers the following primary specialization areas: Programming and Information Systems, Architecture and Distributed Systems, Computational Systems, Artificial Intelligence, and Robotics. In addition, there are three complementary areas: Theory of Computation, and Codification, Communication and Optimization, and Multimedia Systems. The TagusPark campus offers two primary specialization areas, Enterprise Information Systems and Multimedia Systems and one complementary area, Applications and Services.

Historial

A Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) surgiu no ano lectivo de 1989/90. A partir do ano de 1998/99, e com a criação do Departamento de Engenharia Informática, DEI, passou a ser da responsabilidade deste. A Licenciatura sofreu a sua mais recente reestruturação no ano lectivo de 2002/2003, por forma a alinhar o currículo com as recomendações de instituições nacionais e internacionais. Desde a entrada em vigor desta reestruturação, a LEIC passou a funcionar em dois pólos do IST: Alameda e Tagus Park. A presente informação é válida para a LEIC-Alameda, existindo também informação disponível referente à LEIC-Tagus Park.

A Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores foi a primeira Licenciatura do Instituto Superior Técnico a oferecer uma opção de mestrado integrado, através da qual é possível concluir a Licenciatura em 5 anos lectivos e o Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores com apenas um ano de trabalho adicional.

A Licenciatura é certificada pela Ordem dos Engenheiros.

No ano Lectivo de 2003/2004, entra em vigor uma reestruturação da LEIC, fortalecendo-se o seu tronco comum, constituído por 28 disciplinas, correspondentes ao currículo dos três primeiros anos. A formação específica foi estruturada em cinco áreas de especialização principais:

  • Programação e Sistemas de Informação
  • Arquitectura e Sistemas Distribuídos
  • Sistemas Computacionais
  • Inteligência Artificial
  • Robótica e Sistemas

e duas áreas de especialização complementares:

  • Teoria da Computação
  • Codificação, Comunicação e Optimização

Objectivos

Os especialistas formados no curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores caracterizam-se pelo seu domínio na manipulação da informação ao nível conceptual e abstracto, independentemente das realidades físicas que a suportam ou a que dizem respeito. Estão particularmente aptos para lidar, com rigor científico e actualidade tecnológica, em domínios que englobam a análise, concepção, modelação, produção, operação e manutenção de grandes aplicações informáticas, sistemas de informação, arquitecturas de computadores e redes.

O aprofundamento da formação específica do novo licenciado é feito de acordo com diversas áreas de especialização: programação e sistemas de informação; arquitectura e sistemas distribuídos; sistemas computacionais; inteligência artificial; e robótica e sistemas. A cada uma destas áreas aplicacionais está associada uma área de especialização principal da licenciatura.

Saídas Profissionais

No actual panorama verifica-se a necessidade crescente de técnicos capazes de projectar, adaptar ou gerir soluções, sistemas e redes informáticas complexas. Na verdade, desde o crescentemente importante sector dos serviços - onde é de realçar a banca, os seguros, o turismo, a cultura, o multimédia - ao sector industrial, passando pela Administração Pública Central, Local e Regional, é patente a falta de recursos humanos para actuarem de forma profissional, qualificada e actualizada no domínio das Tecnologias da Informação.

Os licenciados de LEIC têm tido sempre grande procura por parte dos empregadores nacionais, sendo esta procura e preferência pelo mercado de trabalho uma confirmação da qualidade e competência que lhes é conferida pelo IST.

Coordenadores

2007/2008
Joao Emilio Segurado Pavao Martins
joao.pavao.martins@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.