Disciplina Curricular
Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica ISEE
Licenciatura Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - LEGI 2021
Contextos
Grupo: LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos em Álgera Linear, Cálculo Diferencial e Integral e Electromagnetismo.
Objectivos
A gestão industrial exige competências diversas e colaboração de engenheiros de diferentes especialidades. Pretende-se proporcionar conhecimentos básicos em electrotecnia, para viabilizar e potenciar esta colaboração. O aluno deverá: Conhecer a estrutura do sistema de energia eléctrica; Conhecer os conceitos básicos que permitem caracterizar dispositivos e instalações eléctricas, através de parâmetros concentrados, e saber determinar as grandezas que caracterizam o funcionamento à frequência industrial, com alimentação monofásica ou trifásica. Deverá saber determinar forças eléctricas e magnéticas; Conhecer os princípios de funcionamento do transformador e os da conversão electromecânica de energia; Saber aplicar os modelos equivalentes do transformador monofásico e das máquinas assíncrona e síncrona; Reconhecer alguns procedimentos de segurança e protecção das instalações eléctricas.
Programa
- Estrutura do sistema de energia elétrica: produção, transporte e distribuição. - Caracterização de dispositivos e sistemas eletromagnéticos lineares por parâmetros concentrados R, C e L. Elétrodos de terra e segurança de seres vivos. Campos elétrico e magnético associados à transmissão de energia elétrica; análise de sistemas multi-condutores. Determinação de coeficientes de indução; análise de circuitos magnéticos. - Fenómenos de indução eletromagnética. Cálculo de forças. - Análise do funcionamento de dispositivos e sistemas eletromagnéticos lineares, em regime forçado alternado sinusoidal. Compensação do fator de potência, sua utilização para redução da fatura energética. Transformador monofásico. Sistemas trifásicos. - Conversão eletromecânica de energia: gerador/motor.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Esta UC procura desenvolver, quer nas aulas T quer nas aulas PB, um Pensamento Crítico e Inovador através do desenvolvimento de um pensamento bem fundamentado e estruturado e de estratégias de resolução de problemas. A percentagem de avaliação associada a essa competência deverá ser da ordem dos 6%
Componente Laboratorial
Sem componente laboratorial.
Componente de Programação e Computação
Propor alguns problemas mais complexos que exijam a utilização de ferramentas computacionais para a sua resolução, por exemplo problemas que envolvam a escolha da melhor solução técnica e económica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.