Plano Curricular

LEGI 2006 desde 2006

O curso de licenciatura (1.º ciclo) é constituído por unidades curriculares de competências transversais (CT), ciências básicas (CB), ciências de engenharia (CE), e por disciplinas de especialidade (CES). O curso do 1.º ciclo tem um regime semestral com um número médio de 5 unidades curriculares por semestre.

A formação de 1.º ciclo é constituída por:

  • Formação em matemática (Cálculo e Álgebra Linear) com vista a compreender modelos matemáticos elementares de problemas de engenharia, nomeadamente aqueles cuja análise requer a utilização de elementos estatística, de álgebra linear e/ou conduz a problemas de cálculo diferencial e integral, de equações diferenciais lineares com condições iniciais ou de fronteira.
  • Formação básica em micro e macroeconomia e em contabilidade.
  • Formação básica em gestão - financeira, de operações e estratégica.
  • Formação básica em métodos quantitativos de gestão.
  • Formação básica em química, versando a estrutura atómica e molecular, reações químicas, e em fundamentos para o conhecimento das propriedades dos materiais em geral.
  • Formação em física onde são abordados os princípios e leis das interações fundamentais da natureza, em particular, sobre partículas e campos, mecânica, ótica e eletromagnetismo.
  • Formação em ciências de engenharia nas vertentes de: mecânica, química, eletrotécnica, civil e informática adquirindo conhecimento dos elementos fundamentais das diferentes temáticas lecionadas.

Esta formação, correspondente essencialmente à área das ciências básicas, constitui-se assim numa componente marcadamente formativa com o objetivo de obter, de forma integrada, e com recurso à matemática, física, economia e gestão, formação na áreas das ciências básicas e das ciências de engenharia e gestão e afins, que permitam receber formação da especialidade e das diferentes áreas de especialização, no IST ou noutra qualquer instituição de ensino universitário do espaço europeu.


A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.