Dissertação

Controlador Universal de Trânsito de Energia com Conversor Matricial Esparso EVALUATED

Neste trabalho é realizado um estudo do Conversor Matricial Esparso, comprovando-se posteriormente a sua utilização para controlo das potências activa e reactiva, na realização de um Controlador Universal do Trânsito de Energia (UPFC). O Conversor Matricial Esparso permite uma funcionalidade idêntica ao Conversor Matricial Clássico, utilizando menos três semicondutores que este último. O controlo do conversor é realizado recorrendo ao método de controlo por modo de deslizamento, associado à representação dos vectores espaciais dos estados do sistema, garantindo um controlo robusto com tempos de resposta reduzidos. Os resultados das simulações são apresentados e discutidos.
Conversor Matricial Clássico; Conversor Matricial Indirecto; Conversor Matricial Esparso; Controlo por Modo de Deslizamento; Controlador Universal de Trânsito de Energia.

outubro 18, 2007, 11:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Sónia Maria Nunes dos Santos Paulo Ferreira Pinto

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar