Breve Introdução
A Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) é a Licenciatura de referência do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC). Com uma história tão longa quanto o próprio IST, tem formado profissionais de prestígio com renome nacional e internacional. À semelhança de Licenciaturas congéneres nas melhores Universidades do mundo, o curriculum da LEEC divide-se num Tronco Comum, onde são ministradas as disciplinas que constituem as Bases da Engenharia e as Bases da Engenharia Electrotécnica e em Áreas de Especialização Principal e Secundária. Esta flexibilidade permite aos alunos construirem a sua formação na forma mais adequada ao seu perfil e às necessidades do mercado de trabalho. A qualidade e a reputação da LEEC tem-se traduzido ao longo dos anos numa excelente taxa de emprego dos seus recém-licenciados. Informação complementar sobre a LEEC.
Historial
Tendo sido uma das primeiras licenciaturas a funcionar no IST, a Engenharia Electrotécnica e de Computadores evoluiu rapidamente nos últimos anos, o que acabou por se reflectir no próprio ensino das matérias que compõem o curso. Hoje, a sua aplicação estende-se aos mais variados serviços e produtos, destacando-se pelo seu enorme potencial para a inovação e desenvolvimento.
Objectivos
A licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) tem por finalidade formar profissionais capazes de intervir na análise, especificação, projecto, industrialização, comercialização e utilização de produtos e serviços que utilizam a Electricidade, a par de outras formas de energia, a Electrónica e as Tecnologias de Informação como suporte. Fornece-se ao aluno uma base sólida nas áreas científicas do curso, de modo a alcançar os objectivos mencionados. Estes conhecimentos servem igualmente para estruturar o raciocínio na perspectiva de análise e resolução dos problemas de Engenharia.
Adquire-se igualmente uma formação tecnológica avançada, capaz de ajudar o aluno a dominar as mais modernas tecnologias e ferramentas computacionais. Existe um forte apoio de trabalho desenvolvido em laboratório e com ligação a empresas e centros de investigação. Estimular, no futuro licenciado um espírito crítico e uma capacidade de inovação, características fundamentais no desempenho da profissão, de modo a contribuir para a transformação e modernização da actividade económica.
Saídas Profissionais
Os licenciados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico são profissionais que se colocam entre os com maior índice de empregabilidade.
O domínio de intervenção da engenharia electrotécnica é vasto e diversificado, abrangendo as áreas de telecomunicações, energia, electrónica, computadores (hard e soft) e os sistemas de decisão e controlo. O mercado de trabalho é, pois, vasto, situando-se nas áreas de serviços e industrias de electrónica, telecomunicações e energia, bem como nas áreas de consultadoria e desenvolvimento de software. A bioengenharia, o ambiente, os oceanos e o espaço, constituem áreas emergentes de conhecimento, onde os engenheiros electrotécnicos e de computadores podem trabalhar em investigação e desenvolvimento, ou integrar-se no tecido produtivo.
Coordenadores
A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.