Processo de Doutoramento


A obtenção do grau de Doutor em Engenharia Física Tecnológica (PDEFT) pelo IST/ULisboa envolve três etapas fundamentais:

1) Completar uma parte escolar constituída por várias unidades curriculares (UCs) escolhidas de entre as aprovadas no curriculum do PDEFT (click em “Show Rules”) (não se aceitam inscrições em UCs de 2º ciclo)
- de forma a completar entre 30-33 ECTS
- incluindo obrigatoriamente a UC "Seminário de Física"

2) Apresentar o estado de desenvolvimento do trabalho de doutoramento perante uma Comissão de Acompanhamento de Tese (CAT), após o final do segundo ano do programa de doutoral.

A CAT é constituída
- por todos os membros da equipa de supervisão;
- por um mínimo de outros dois professores, investigadores doutorados ou especialista de mérito reconhecido (não necessariamente do IST);
e é presidida pelo membro mais antigo do IST na categoria mais elevada, excluindo-se o(s) orientador(es).

A constituição da CAT deve ser proposta usando formulário próprio, onde se deve indicar quem são os orientador / co-orientador / Presidente.

Depois de submetido o formulário com a proposta, a CAT é
- nomeada pelo coordenador de 3º ciclo;
- homologada pelo CC.

A CAT deve elaborar um relatório sobre o progresso do trabalho de doutoramento em relação ao plano de investigação inicial, incluindo correções a desvios observados, sugestões para as fases seguintes do trabalho e proposta de data expetável para a respetiva conclusão.

3) Redigir um manuscrito de Tese de Doutoramento, o qual deve descrever trabalho de investigação independente e original ao nível exigido para publicação em revistas internacionais de referência.
O doutoramento ficará concluído ao fim de aproximadamente 4 anos, com a defesa da Tese em apresentação e discussão oral públicas.

Attachments