Disciplina Curricular
Desenho Urbano e Espaço Público DUEPI
Diploma de Estudos Avançados em Arquitetura - DEAArq2006
Contextos
Grupo: DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Opcional > Opcional I
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Objectivos
Esta unidade curricular procura promover uma reflexão teórica e conceptual mas também estratégica em torno dos espaços urbanos públicos. Estas abordagens serão conduzidas através das diferentes escalas do desenho urbano, mas sempre valorizando o carácter fundador e sistémico dos espaços públicos, como equipamento estruturante de uso coletivo e como espaços de celebração da cidade e da comunidade. Dada a sua complexidade procurar-se-á persistentemente construir uma unidade dentro das múltiplas identidades que o espaço público pode assumir traz no plano identitário, social, económico, político, ambiental, tecnológico, entre muitos outros. Os objetivos da UC passam ainda por explorar a articulação do papel dos espaços públicos em diferentes paisagens e contextos urbanos, com as respetivas implicações no projeto urbano. Finalmente, considera-se ainda decisivo explorar os mecanismos de produção do espaço público como forma de avaliar o jogo de interesses presente no expaço urbano.
Programa
Os conteúdos programáticos conduzirão os alunos de forma sistemática e estruturada através dos seguintes aspetos: i. O quadro teórico e conceptual: mutações, enviesamentos e transdisciplinaridade ii. A exigência da articulação dos Espaços Públicos: das infraestruturas ao ambiente; do urbanismo à economia; da identidade à inclusão social; da escala de bairro à dimensão metropolitana. iii. O imperativo do desenho e projeto urbano como exercicio de operacionalização iv. Os espaços públicos como ignição de processos de governança e de cidadania ativa. v. Prospetiva sobre o papel dos espaços públicos na cidade 5G.
Metodologia de avaliação
Os métodos de ensino-aprendizagem baseiam-se em princípios de conhecimento colaborativo e transdisciplinar mas sempre centrados nos doutorandos. Assim, a leitura, apresentação e discussão de artigos e capítulos serão os principais pilares da avaliação a par da avaliação crítica feita pelos alunos a estudos de caso e às apresentações feitas por convidados.
Componente de Competências Transversais
Não aplicável.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.