Breve Introdução

O programa Doutoral em Arquitectura encontra-se estruturado no âmbito da formação de 3º Ciclo de Estudos de Ensino Superior de acordo com o D.L. 74/2006. E nquadra-se numa visão alargada dos processos de produção (organização, concepção e construção) e de uso do espaço construindo à escala urbana e da edificação, destacando:

1) a interpretação e a operacionalização das intervenções no espaço construído, em áreas relativas ao seu enquadramento histórico, cultural e tecnológico;

2) o processo e a organização do projecto de arquitectura e de desenho urbano em áreas relativas à gestão e avaliação dos factores que concorrem para a sua concretização e interacção entre os diferentes intervenientes;

3) os princípios e os instrumentos de descrição espacial e avaliação da eficácia do espaço construído.

 

 

Historial


O programa de Doutoramento em Arquitectura foi criado em 2006 decorrente da afirmação das actividades de I&D no IST na area disciplinar da Arquitectura , iniciadas no final da década de 1980.

Esta trajectória revela particularidades de interlocução interdisciplinar ainda pouco exploradas no panorama nacional de I&D, abrangendo a área de interface entre arquitectura e tecnologia.

O Programa é apoiado em quatro Centros de Investigação: ICIST e CESUR (IST) LNEC (núcleo de Arquitectura e Urbanismo) e CERPOLIS (Universidade de Barcelona).

Opcionalmente e mediante candidatura, os candidatos podem ainda escolher efectuar o seu doutoramento, integrado numa das colaborações internacionais em que o IST participa, nomeadamente:

 

  


Objectivos

O Programa tem por objectivo central promover o conceito de doutoramento orientado para o projecto , apostando numa investigação integrada, i.e. do plano teórico ao prático, dos processos de intervenção no espaço construído nos planos da edificabilidade e da urbanidade , como perspectivas temporais da viabilidade ambiental, social, cultural e económica.  


Destinatários

O programa destina-se a detentores de diplomas de 2º ciclo ou equivalente em Arquitectura, em áreas disciplinares afins e em Ciências Sociais e Humanas e Ambientais 

Pretende-se captar um perfil de investigadores com características flexíveis, designadamente:

1) interessados na realidade complexa dos contextos e procedimentos de projecto;

2) sensíveis à importância do conhecimento interdisciplinar;

3) capazes de construir um discurso reflexivo e sistemático, social, económica e ambientalmente orientado, sobre as práticas do projecto de arquitectura e de desenho urbano.  

 

Saídas Profissionais

Os detentores do grau de Doutor em Arquitectura poderão exercer a sua actividade em meio académico ou de I&D (e.g. Instituições de Ensino Superior, Centros de Investigação) ou alternativamente em meio profissional relacionado com o Projecto de Arquitectura e de Desenho Urbano.

 

Regime de Funcionamento

 

 

Propinas

Coordenadores

2016/2017
Ana Cristina dos Santos Tostões
tostoes@civil.ist.utl.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.