Resumo
Vhoid
Esqueleto Anatomicamente Correcto em OpenGL
Orientador: Prof. João António Madeiras Pereira
Acompanhante: Prof. José Manuel Lopes Braz Pereira
A animação de humanóides virtuais é um tópico vasto e multidisciplinar, que tem vindo a ser
estudado há séculos. Propomo-nos neste trabalho, a construir um esqueleto, na norma H-Anim, capaz
de ser utilizado em aplicações virtuais em tempo-real. Para tal foi necessário efectuar um estudo em
diversas áreas: modelação em 3d de esqueletos anatomicamente correctos; animação e visualização de
esqueletos virtuais em tempo-real; restrições biomecânicas e relações antropométricas do esqueleto
humano; e simulação de sistemas articulados de juntas com restrições de movimento.
O esqueleto que propomos, é conceptualizado sob a forma de uma estrutura hierárquica, no
qual cada nó corresponde a uma junta, e cujas ligações representam segmentos do corpo. Esses
segmentos serão visualizados através de modelos 3d dos ossos humanos, livremente disponíveis para
tal. As restrições de movimento sobre as juntas farão uso de algumas técnicas já exploradas neste
âmbito, estando ainda em aberto a possibilidade de se utilizar um sistema já implementado para tal, ou
implementar as nossas próprias juntas com restrições, com base no conhecimento adquirido.
O resultado que pretendemos atingir é um fragmento de código OpenGL, que possa ser
partilhado gratuitamente com a comunidade científica. Esse fragmento de código poderá, então, ser
usado no desenvolvimento de qualquer projecto que o requeira, sendo que se tentará garantir a
flexibilidade da solução, tanto em termos de visual, como de desempenho, para que seja viável de
utilizar nos diversos âmbitos abordados, e garantindo, ainda, que seja expansível a novos formatos,
normas, ou áreas de aplicação.