Resumo

 

Vhoid

Esqueleto Anatomicamente Correcto em OpenGL

 

 

Orientador: Prof. João António Madeiras Pereira

Acompanhante: Prof. José Manuel Lopes Braz Pereira

 

 

A animação de humanóides virtuais é um tópico vasto e multidisciplinar, que tem vindo a ser

estudado há séculos. Propomo-nos neste trabalho, a construir um esqueleto, na norma H-Anim, capaz

de ser utilizado em aplicações virtuais em tempo-real. Para tal foi necessário efectuar um estudo em

diversas áreas: modelação em 3d de esqueletos anatomicamente correctos; animação e visualização de

esqueletos virtuais em tempo-real; restrições biomecânicas e relações antropométricas do esqueleto

humano; e simulação de sistemas articulados de juntas com restrições de movimento.

O esqueleto que propomos, é conceptualizado sob a forma de uma estrutura hierárquica, no

qual cada nó corresponde a uma junta, e cujas ligações representam segmentos do corpo. Esses

segmentos serão visualizados através de modelos 3d dos ossos humanos, livremente disponíveis para

tal. As restrições de movimento sobre as juntas farão uso de algumas técnicas já exploradas neste

âmbito, estando ainda em aberto a possibilidade de se utilizar um sistema já implementado para tal, ou

implementar as nossas próprias juntas com restrições, com base no conhecimento adquirido.

O resultado que pretendemos atingir é um fragmento de código OpenGL, que possa ser

partilhado gratuitamente com a comunidade científica. Esse fragmento de código poderá, então, ser

usado no desenvolvimento de qualquer projecto que o requeira, sendo que se tentará garantir a

flexibilidade da solução, tanto em termos de visual, como de desempenho, para que seja viável de

utilizar nos diversos âmbitos abordados, e garantindo, ainda, que seja expansível a novos formatos,

normas, ou áreas de aplicação.