Mobilidade (Erasmus, SMILE e outros programas)

Lembro que de momento o atendimento presencial encontra-se suspenso. Para tratar dos assuntos de plano de estudos e equivalências, os  alunos do ramo de Produção de Engenharia Mecânica devem ler as indicações apresentadas em baixo, enviar-me um email de acordo com o indicado a seguir (e com as eventuais questões que tenham relativas à proposta de equivalências e plano de estudos). Os email recebidos são confirmados até 48h com indicação da data prevista de resposta. Caso não tenha recebido a confirmação, peço que volte a enviar-me o email sff.

Não deixe o assunto por tratar até à vespera da data limite. Ambos os processos, 1- aprovação da proposta de equivalências e do plano inicial ; e 2 - estabelecimento das notas equivalentes do plano de estudos final, são processos que requerem algum tempo pelo que devem ser iniciados logo que os alunos tenham recebido a informação da selecção e tenham reunido a necessária informação para iniciar o processo.

Atenção que, em toda a documentação e email trocados, as designações das UCs e os respectivos ECTS têm de corresponder exactamente às designações e valores oficiais que constam do respectivo curriculo.

Os alunos do ramo de Produção que vão em mobilidade deverão:

1. Preencher o ficheiro Excel com a proposta de equivalências (substituir xxxxx pelo nº de aluno) com os nomes das unidades curriculares da universidade de acolhimento (coluna da esquerda) e o endereço electrónico/link do programa de cada UC, em linha com as correspondentes/equivalentes unidades curriculares do Técnico (coluna da direita) e enviar-me por email para análise. Deve ler o Regulamento de Mobilidade antes do preenchimento do ficheiro excel e consultar as unidades curriculares do Técnico no novo curriculo em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/memec21/curriculo

Observações:
- Note que no 2ºciclo tem 120 ECTS distribuídos por (verificar no simulador disponibilizado): 54 da Área de Especialização em Produção + 15 Opções da Especialidade123 + 21 Opções Livres + 30  Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica (Tese) .
- O plano proposto para ERASMUS só é aceite com o minimo de 30 ECTS/semestre do IST.
- Tenha também em atenção o semestre em que cada UC é leccionada na Universidade de Acolhimento (UA).
- Para as UCs da UA, é da responsabilidade do aluno obter o endereço electrónico/link do programa de cada UC que propõe fazer e incluir na proposta.
- Para as UCs do IST a que pede equivalência deve ver a designação correcta na pagina do curriculo em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/memec21/curriculo. - Para as UCs de Opções da Especialidade123 e de Opções Livres incluir  essa indicação do tipo de opção e o número
- Não é permitida a inclusão de UCs de diferentes ciclos, ou em UCs em que tenha sido avaliado no IST (verifique no fénix a sua situação).:
- Quando não tiver correspondência directa de conteúdos (programa) entre uma disciplina na UA e uma disciplina no IST, pode propor correspondências em bloco que permitam obter correspondência directa de conteúdos e ECTSs.

2. Preencher de acordo com o plano aceite por mim os seguintes ficheiros MSWord (verificar se é o formulário correcto e actualizado, sff) e enviar-mos por email para verificação e assinatura (ou combinar comigo):

Os alunos do ramo de Produção que precisem de alterações durante a mobilidade deverão:

Enviar-me email com o pedido de alteração, justificando o mesmo, indicando as alterações nas tabelas A e B do Learning Agreement e no ficheiro Excel, e com os seguintes ficheiros em anexo:

Os alunos do ramo de Produção que vêm de mobilidade depois de receber o "Transcript of Records" (ToR) deverão:

1. Preencher o ficheiro Word do Plano de Estudos Final ( (PEF, verificar se é o formulário correctos e **actualizado, sff)) com os dados do ToR emitido pela Instituição de Acolhimento. Todos os dados deverão ser preenchidos exceto as notas IST [deixar o campo da nota em branco, uma vez que cabe ao Coordenador de Mobilidade (CM) preencher este campo]:

2. Verificar se está tudo correto (...,ECTS, nomes das UCs, etc.);
3. Enviar-me o ToR em pdf, juntamente com o pdf do PEF preenchido ;
4. Depois de atribuição da equivalência informo o aluno para que possa verificar,  assinar digitalmente o PEF e voltar a enviar-me;
5. Recebido o PEF assinado pelo aluno, este é  assinado digitalmente pelo CM e enviado para o NMCI (o aluno é informado).

Nota: Os email recebidos são confirmados até 48h com indicação da data prevista de resposta. Caso não tenha recebido a confirmação, peço que volte a enviar-me o email sff. Depois de eu receber os 2 ficheiros, responderei com as notas , pedindo para preencher o Plano final na totalidade (incluindo as notas), assinar e enviar-me.